Estudar

Novo Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos
28-07-2020

Em que consiste o novo Mestrado?

O Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos faz parte da nova oferta formativa do ISEP, com início no ano letivo de 2020/21.

Esta é uma formação única em Portugal e das poucas disponíveis no panorama internacional, cujo principal objetivo é a formação de uma nova geração de engenheiros capazes de enfrentar os desafios de projetar e desenvolver Sistemas Computacionais Críticos (SCC). Pretende capacitar os seus formandos para assumirem posições de liderança na indústria, assim como no meio académico, através de atividades de investigação e desenvolvimento destes sistemas.

Os tópicos abordados neste curso abrangem os fatores tecnológicos, humanos e organizacionais associados ao desenvolvimento dos SCC, permitindo, assim, uma avaliação informada do nível esperado de segurança de um SCC, bem como a identificação de medidas que o permitam aumentar. O curso fornece também uma componente focada no conhecimento das áreas de aplicação nas quais estes sistemas assumem uma enorme importância, nomeadamente a área automóvel, a aviação e o espaço, a defesa, a Internet das Coisas Industrial ou sistemas financeiros.

A quem se destina?

Embora centrado na área científica da Engenharia Informática, este mestrado tem também um foco acentuado na Engenharia Eletrotécnica e Computadores e na Ciência de Computadores. Desta forma, é direcionado tanto a alunos destas áreas, como a alunos de outras áreas da Engenharia, e ainda a profissionais no ativo que pretendam especializar-se ou reforçar as suas competências nesta classe de sistemas, contribuindo, a longo prazo, para permitir um crescimento competitivo e sustentável do ecossistema económico focado nessa classe de sistemas.

Organização do curso e parcerias

O mestrado é articulado com CISTER – Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo Real, unidade de I&D do ISEP classificada com excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O CISTER conta com mais de 20 anos de experiência na participação em diversas iniciativas nacionais e internacionais, com grande envolvimento industrial, e focadas em diversos aspetos associados à investigação e desenvolvimento de SCC.

O curso beneficia ainda da participação de várias empresas de referência da área, nacionais e internacionais, tais como: Honeywell International; Bosch Research; Critical Software; Embraer; GMV Skysoft; Edisoft; EFACEC; Altran Portugal, entre outras. 

2ª fase de candidaturas com início a 18 de agosto.

Mais informações:

Facebook 

LinkedIn 

E-mail