O ISEP é oficialmente um dos membros institucionais fundadores do Pacto Português para os Plásticos, liderado pela Associação Smart Waste Portugal.
A iniciativa foi lançada, no dia 4 de fevereiro, no Auditório sede da EDP, em Lisboa, e conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital e do Ministério do Mar, juntamente com os 25 membros efetivos e 30 membros institucionais.
Esta plataforma colaborativa e de inovação pretende, assim, contribuir para solucionar, na origem, os problemas associados ao plástico. O Pacto agrega uma visão comum ao reunir diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico. As diversas entidades institucionais assumiram, assim, o importante compromisso de atingir as ambiciosas metas definidas para 2025.
O Pacto Português para os Plásticos faz parte da rede dos Pactos para os Plásticos da Ellen MacArthur Foundation, que tem como objetivo a transição para uma economia circular dos plásticos, onde estes não se tornem desperdício, nem poluam o ambiente.
A adesão do ISEP a este Pacto enquadra-se na política de sustentabilidade ambiental que o Instituto tem vindo a promover, nomeadamente com a Campanha Agir Local Pensar Global.