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Inclusão no Ensino Superior
02-12-2019

O projeto Mentoria tem contribuído para uma melhor integração e acolhimento dos novos alunos, estimulando uma vivência saudável do ensino superior. Para além do papel crucial no acolhimento dos recém-chegados ao ISEP, o programa tem apoiado alunos com necessidades educativas especiais.

Emanuel é estudante 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e está a ser acompanhado por Lia Meireles e Pedro Costa, mentores no projeto. Para o aluno, a Mentoria foi fundamental para uma transição mais suave do Ensino Secundário para o Superior: “levaram-me a conhecer o campus do ISEP, ajudaram-me quando estava com dificuldades em algumas disciplinas e tive a oportunidade de ter explicações a algumass unidades curriculares".

Mas, para que a adaptação fosse mais fácil, Emanuel explicou as suas limitações aos colegas logo no primeiro dia. “Assumi os meus problemas e fui muito bem-recebido pela turma. Integrei-me, inclusive, na praxe e fiz grandes amizades. O convívio, a união e a criatividade são valores fundamentais e que contribuem para o sucesso da minha vida académica.”

“Numa fase inicial, o maior desafio é conseguir conhecer o aluno, que geralmente é mais reservado, e criar uma relação de confiança para seja possível alcançar resultados positivos. Muitos deparam-se com uma licenciatura distinta do que imaginavam e há que dar as ferramentas necessárias para que possam gostar do que vão fazer ao longo dos seus estudos. Devemos ajudar a atingir as suas metas, sabendo que uma falha nossa pode afetar negativamente o seu percurso”, refere Lia.

E as necessidades especiais não são impeditivas de usufruir da vida académica em pleno. Segundo Pedro, as várias atividades académicas, como a praxe ou algumas saídas com os colegas, podem mesmo beneficiar bastante estes alunos. É importante que entendam que os outros alunos não os consideram diferentes e que podem e devem sentir-se bem junto de todos”.

O ISEP|GO tem apostado em ações de formação para docentes e estudantes de forma a desmistificar a diferença e, assim, promover a integração plena de todos os alunos do ISEP. De acordo com Madalena Abreu, psicóloga do Gabinete de Orientação do Instituto, os estudantes do ISEP estão cada vez mais sensíveis à diferença e à integração dos colegas que possuem condições especiais. Isto é visível na forma como os acolhem e integram, nomeadamente na praxe e levando-os a jantares de curso ou a outros eventos sociais”.  

E, segundo Lia, “se pensarmos bem, cada um de nós tem uma forma específica de ser, necessitando de uma atenção diferente em diversas áreas. Um aluno com necessidades especiais poderá precisar de um acompanhamento mais organizado e metódico. E isso nunca poderá levar alguém a discriminar ou agir de modo erróneo. Cada um de nós é como é e, para vivermos em comunidade e bem-estar, temos de nos aceitar e ajudar uns aos outros”.

Este acompanhamento personalizado já mostra resultados bastante positivos. Várias empresas da área da Engenharia e tecnologia recrutam diretamente estes estudantes ao ISEP graças à sua prestação nos estudos, combatendo, desta forma, o preconceito com as pessoas com necessidades especiais.