Estudar

Estudante do ISEP desenvolve projeto de robótica didático de desenho Geométrico
30-09-2019

Rui Carvalho, estudante do curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEP, desenvolveu um projeto intitulado “Robótica Didática de Desenho Geométrico”, sob a orientação da Prof. Carla Pinto. O intuito deste projeto foi apoiar os alunos do ensino básico, mais especificamente de 5º e 6º ano, na aprendizagem de Geometria. O mesmo pode ser dividido em duas partes. A primeira é direcionada ao desenvolvimento de uma aplicação Android, a partir da IDE Android Studio, que permite ao aluno escolher a figura geométrica e as suas dimensões, dados que serão posteriormente enviados por Bluetooth. A segunda tratou-se da elaboração de um hardware de sistema elétrico, que recebe os dados enviados pela aplicação e controla os motores de passo, que por sua vez permitem efetuar o deslocamento de uma estrutura para que a figura possa ser desenhada numa folha A4. 

A aplicação permite, assim, que o aluno selecione a forma geométrica, coloque as suas dimensões, de modo a que tenha um apoio visual, podendo ainda completar a figura desenhada com cálculos, ângulos, propriedades, entre outros. Para além disso, a aplicação permite, ainda, um aprofundar da matéria, consoante o nível de escolaridade do aluno e com o apoio do professor da disciplina, ao apresentar três questões de geometria de resposta aberta. 

Rui Carvalho procurou recorrer a pequenas estratégicas que apelassem à atenção dos jovens alunos, desde a seleção de cores vivas e diversificadas para o plano de fundo à criação de uma personagem simples denominada Geo, que aborda o utilizador, enquanto este navega a aplicação, com um discurso informal e adequado à faixa etária dos alunos em questão. Rui Carvalho arrecadou 18 valores com a conceção deste projeto e frisa que um sistema deste género poderá ser benéfico para o ensino atual, pela dinamização das aulas e a capacidade de motivar os alunos na sua aprendizagem. Apesar de ter atingido o seu objetivo principal, ressalva que ainda podem ser feitas melhorias significativas, como o aumento da diversidade de figuras geométricas, das suas propriedades, desenhos adicionais de apoio, desenho de construção de poliedros, entre outros.