Estudar

Bully Ban vence concurso Poliempreende
17-09-2019

BullyBan, o projeto desenvolvido no ISEP pelo estudante Tiago Santos e os docentes Alberto Pereira e Susana Nicola, venceu a final nacional da 16ª edição do Poliempreende.

A edição deste ano contou com 21 projetos a concurso de empreendedorismo, promovidos pelos politécnicos portugueses, tendo ficado em segundo lugar o projeto CBmeter (Politécnico de Leiria) e, em terceiro, o projeto Hydroponic Evolution Farm (Politécnico da Guarda). Os prémios foram em valor monetário e destinam-se ao arranque e implementação dos projetos.

O BullyBan propõe o desenvolvimento de uma pulseira de medição de sinais vitais que permite detetar  potenciais casos de stress, ansiedade e bullying, recorrendo a um algoritmo de inteligência artificial.

Os dados recolhidos pela pulseira e os alertas gerados poderão ser acedidos pela escola, pais e psicólogo do aluno, facilitando, assim, a padronização de diversos comportamentos que ajudarão na realização de diagnósticos e tratamentos.

Para além disso, pretende-se que estes mesmos dados sejam fornecidos às instituições escolares, de modo a possibilitar a medição da taxa de sucesso nas medidas que são implementadas no combate aos problemas enunciados.

O projeto apresenta a concretização de uma tendência emergente, ou seja, a utilização de bandas com sensores fisiológicos para solucionar ou melhorar problemas psicológicos, demonstrando, de forma inovadora, que a tecnologia pode ser utilizada para auxiliar na minimização ou mesmo resolução de problemas sociais graves.