Estudar

Aluna propõe alternativas para otimização de retificação biodiesel
05-09-2019

Como projeto de estágio da Licenciatura em Engenharia Química do ISEP, Salomé Mota selecionou o estudo de alternativas para a otimização do processo de retificação do biodiesel em contexto empresarial. Teve como empresa acolhedora a Bioportdiesel, S.A., uma biorrefinaria localizada no Parque Industrial de Paredes, que apresentou como desafio a necessidade de obter uma melhor purificação do seu biodiesel.

Pretendeu-se, assim, a aquisição de alternativas mais eficientes na remoção de espécies contaminantes dos ésteres metílicos, de modo a tornar o biodiesel mais puro, sem descurar das especificações presentes na Norma Europeia 14214. Para além disso, a solução encontrada necessitava de ter uma aplicação ampla o suficiente para incluir biodiesel produzido por diferentes tipos de matéria-prima. 

Das alternativas estudadas por Salomé, as que se destacaram incluíram o tratamento com e sem ajuste de pH, purificação do biodiesel com recurso a resinas de absorção/permuta iónica, lavagem e lavagem ácida.

Concluiu que o melhor processo de retificação do biodiesel é a realização de duas lavagens, utilizando 10% de água correspondente à massa de biodiesel a tratar. Relativamente à redução de custos associados, que incluem água e tratamento de efluentes, a aluna propõe uma lavagem acidulada com 5% de água e 0,1% de ácido analogamente à massa de biodiesel a purificar.

Durante o estágio, teve a possibilidade de implementar algumas medidas na Bioportdiesel, que melhoraram a qualidade do produto final. 

Mais um ótimo exemplo da qualidade dos nossos estudantes, cujas aptidões desenvolvidas refletem a procura por soluções sustentáveis, versáteis, criativas e um olhar atento ao colmatar das necessidades presentes e futuras das indústrias em que se inserem.