Outro

Dia do Carbono assinalado com missão amiga do ambiente
19-03-2019

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, a 21 de março, vão ser plantadas 118 árvores (que simbolizam cada um dos elementos químicos), no concelho de Gondomar, com a ajuda de 250 alunos do ensino básico e secundário da Rede de Clube de Escolas do Parque das Serras do Porto.

O ISEP participa nesta atividade, através do Departamento de Engenharia Quimica (DEQ), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Porto Design Factory (PDF) e, ainda, com o apoio das Câmaras Municipais de Gondomar, Paredes e Valongo.

A 21 de março é assinalado o Dia Internacional das Florestas, agora também Dia do Carbono, no ano em que se assinalam 150 anos da Tabela Periódica. Através da plantação de 118 árvores, vai ser possível retirar da atmosfera cerca de 2,5 toneladas, por ano, de dióxido de carbono.

Através desta iniciativa, pretende-se sensibilizar os jovens e o público em geral para o importante papel da vegetação na diminuição da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

“O ISEP está atento à sociedade que o rodeia e aproveita oportunidades como estas para reforçar o seu papel de responsabilidade social. Os jovens de hoje já estão bem informados, mas é importante que vejam concretizadas algumas ações e que possam, também eles, contribuir para a redução de efeitos nefastos no ambiente e para a sustentabilidade do planeta”, refere Cristina Delerue-Matos, do DEQ do ISEP.

Esta é apenas uma data emblemática, mas a adesão ao desafio lançado pela Sociedade Portuguesa de Química é bastante positiva: “Já se prevê que sejam plantadas 1347 árvores em todo o país, com a ajuda de milhares de alunos do ensino básico e secundário! Esta é uma prova de que os jovens estão sensibilizados e empenhados em participar. Nunca está nada finalizado e o caminho ainda é longo, mas é importante começar a cuidar hoje do ambiente para proteger as gerações futuras”, acrescenta.

Para além das entidades já referidas, a organização conta com outros parceiros, como a Assistência ao Tuberculoso Norte Portugal, Centro Social Soutelo, LIPOR e Sociedade Columbófila Pedroense.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site IYPT2019: http://bit.do/eMmVR