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Challenge Based Learning desafia alunos com novo método de aprendizagem
14-03-2019

As novas tecnologias e as necessidades da nova geração, obrigaram a uma reestruturação e reavaliação dos métodos e estratégias de ensino. A aprendizagem é, atualmente, suportada por ferramentas digitais e inovadoras, permitindo um contacto mais direto e personalizado com o estudante.

Para responder a estas mudanças, o Departamento de Matemática (DMA) e o Departamento de Organização e Gestão (DOG) do ISEP, através dos docentes Susana Nicola e Alberto Pereira, lançaram a 1.ª edição do Challenge Based Learning, uma metodologia inovadora para o ensino superior que combina as áreas de matemática, gestão, informática e eletrotécnica.

Aplicada na disciplina de Laboratórios de Sistemas 2 de Engenharia de Sistemas, esta nova ferramenta, combinada com a metodologia de trabalho Scrum, desafiou os estudantes a desenvolver e implementar soluções para problemas reais, por eles identificados, durante quatro semanas.

“Os alunos foram os criadores de ideias e, com base no conjunto de disciplinas que tiveram ao longo do curso, criaram um modelo de negócio e desenvolveram um MVP- Minimum Viable Product que demonstrou a viabilidade da solução técnica em termos práticos. Aplicando metodologias ágeis, foram também capazes de passar de uma ideia a um produto potencialmente comercializável em apenas quatro semanas", explica Alberto Pereira.

Os resultados da primeira edição foram bastante positivos. Com base em inquérito, os estudantes mostraram um grau de motivação superior à média de outras disciplinas. Quando analisados os resultados do exame final, também estes foram superiores quando comparados com outras disciplinas.  A disciplina promoveu a aprendizagem, a motivação e o crescimento dos alunos enquanto futuros profissionais.

Para Susana Nicola, “o objetivo desta primeira edição do CBL foi dotar os alunos de uma visão empreendedora em ambientes empresariais que promova o espírito de inovação e onde todos aprendemos e somos desafiados. O envolvimento em atividades de aprendizagem entre pares, baseados em problemas concretos, constitui um meio crucial para as instituições enfrentarem e se adaptarem aos desafios que a sociedade tem vindo a impôr”.

Na área de informática, esta iniciativa contou com o apoio das empresas Outsystems e DO IT LEAN, especialistas em ferramentas de desenvolvimento rápido e low code, e que se dedicaram à transferência de conhecimento tecnológico e do mundo empresarial aos alunos, ajudando na concretização das ideias em aplicações e software próprio.