Estudar

Estudante melhora o sistema de gestão de produção da A Metalúrgica Bakeware Production SA
15-01-2019

Diogo Laroca, recém-licenciado em Engenharia de Sistemas pelo ISEP, contribuiu para a melhoria da otimização do sistema de gestão de produção d’ A Metalúrgica S.A.. No final, o sucesso da sua prestação foi de tal ordem que, atualmente, se encontra a realizar um estágio profissional na empresa.

Com 122 anos de história, A Metalúrgica é uma empresa de referência mundial no desenvolvimento e fabrico de formas para pastelaria e panificação industrial, sendo que cerca de 90 por cento da sua produção é destinada à exportação. Por altura do estágio de Diogo Laroca, a organização estava na fase final da implementação de um novo ERP (Enterprise Resourse Planning) responsável pela integração da gestão de produção denominado GPAC (Gestão de Produção Assistida por Computador).

“No entanto, o GPAC necessitava de uma maior otimização no que diz respeito à implementação de algumas funcionalidades que permitissem a diminuição do tempo na realização de determinadas tarefas ou pesquisas, assim como um maior aproveitamento das capacidades do ERP”, explica o agora estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEP.

Neste sentido, Diogo Laroca dedicou-se a aprimorar e tornar o GPAC mais user friendly, acrescentando funcionalidades que este não tinha antes: “Por exemplo, foi desenvolvido um campo de pesquisa que atualmente permite ao funcionário responsável saber quais as ferramentas que vão ser necessárias para uma dada encomenda. Comparando o antes e o depois, foi possível concluir que esta pesquisa permitiu à empresa poupar sensivelmente três dias de trabalho.”

O projeto final de Licenciatura foi avaliado em 19 valores e contou com a orientação científica e académica da Professora Ana Almeida do Departamento de Engenharia Informática

Com a Licenciatura em Engenharia de Sistemas, o ISEP forma profissionais com conhecimentos de engenharias clássicas e uma sólida formação em ferramentas de informática, matemática aplicada e competências específicas de gestão. O curso foi desenhado em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e segue boas práticas internacionais do modelo do CDIO, privilegiando a capacidade de conceber, desenvolver, implementar e operar.