Álvaro Silva, recém-mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – ramo de Sistemas e Planeamento Industrial pelo ISEP, desenvolveu um algoritmo, que serve como ferramenta de apoio à decisão e permite otimizar recursos, de forma a possibilitar um maior controlo sobre o transporte de pneus na Continental-Mabor, uma das maiores empresas exportadoras em Portugal.
Atualmente, as empresas da indústria automóvel enfrentam desafios em processos presentes no seu departamento logístico, nomeadamente em logística interna. Por vezes, as dificuldades associadas, por exemplo, ao transporte de mercadorias, resultam em custos associados à produção perdida durante esse período temporal. “Assim, este projeto surge da necessidade de melhorar a logística interna de transporte atual, que se apresenta pouco eficiente no abastecimento das máquinas que compõem a vulcanização, existindo paragem das mesmas”, explica o estudante do ISEP.
Neste contexto, o foco deste projeto passou pelo desenvolvimento e validação de um modelo para a lógica interna de transporte. De acordo com Álvaro Silva, “foi também importante ter como objetivos: a criação de rotas internas para os rebocadores, a determinação do número ótimo de rebocadores para abastecer as máquinas na vulcanização e a redução ou eliminação do tempo de paragem das máquinas por falta de pneus para consumir. Além disso, foi fundamental a validação do algoritmo e provar a sua aplicabilidade à situação da empresa, através da utilização de dados reais.”
Após a conclusão do projeto, o modelo desenvolvido pelo estudante do ISEP possibilitou ainda a redação de um artigo científico intitulado “A Model for Multi-Depot Online Vehicle Routing Problem with Soft Deadlines”, o qual foi publicado pela Springer e apresentado no âmbito da conferência HELIX2018, que decorreu em junho, na Universidade do Minho. Sob a orientação científica dos docentes Luís Pinto Ferreira e Maria Teresa Pereira, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEP, Álvaro Silva obteve a distinta classificação de 18 valores.
Com o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o ISEP aprofunda capacidades de análise, desenvolvimento, operação e monitorização de tecnologias e sistemas eletrónicos complexos. O curso está orientado para a inovação e empreendedorismo tecnológico e disponibiliza quatro áreas de especialização: Automação e Sistemas, Sistemas Autónomos, Sistemas e Planeamento Industrial, Telecomunicações.