Estudar

SOMOS ISEP: Óscar Andrade
05-12-2018

Natural de Celorico da Beira, Óscar Andrade trabalha no ISEP há dez anos, como Designer Gráfico. Apesar de no início ter sentido alguma insegurança, rapidamente se sentiu integrado e criou fortes amizades, que mantém mesmo com a distância. Nos tempos livres gosta de ouvir música e ir ao teatro. No entanto, é na cozinha onde encontra a sua melhor terapia, seja a cozinhar ou a comer – ovos moles, claro.

- Quando entrou no ISEP? E como recorda esses tempos?

Entrei no ISEP, em março de 2008. Esta foi a minha primeira experiência profissional (depois de um estágio Leonardo Da Vinci fora do país), pelo que recordo o início da mesma com alguma insegurança. No entanto, rapidamente todos os receios se dissiparam devido à forma como fui integrado.

- O que mais o fascina naquilo que faz?

Sem dúvida, o contacto com as pessoas e a multidisciplinariedade do trabalho que desenvolvo.

- Quer partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Recordo-me de quando eu e o meu colega José Silva tínhamos a montagem de uma exposição num espaço comercial (que tínhamos de iniciar à meia-noite depois de termos estado a ultimar os preparativos até então no ISEP) e eram já quase 7:00 horas da manhã quando o José me encontrou a descolar pequenas letras em vinil de um painel, a adormecer de pé.

- Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Há receita?! Onde posso encontrá-la? (risos) Manter a calma e encarar as tarefas e/ou os obstáculos com que nos deparamos no dia-a-dia com otimismo e boa disposição.

- Qual o segredo para o sucesso?

À parte da dedicação e empenho quiçá seja o amor que pomos nas coisas que fazemos.

- Que aspetos diferenciam o ISEP?

A qualidade do ensino, muito pela vertente prática e de proximidade.

- Qual o melhor canto e recanto desta casa?

O meu gabinete (e não sou só eu que o digo mas também as pessoas que vão passando por cá diariamente). Pelos meus colegas, pelo bom ambiente e pela vista para o campus.

- Uma ideia para crescermos mais?

Algo que o ISEP tem já vindo a desenvolver e em que deve continuar a apostar, as parcerias e o trabalho multidisciplinar com outras instituições, empresas e/ou escolas, quer nacionais quer internacionais. Juntos podemos fazer mais e melhor.

- Houve algum membro do ISEP que o tivesse marcado? Porquê?

Aquele que foi o meu colega de trabalho/gabinete durante mais de oito anos, o José Silva. Aprendemos (e errámos, também faz parte) e amadurecemos juntos naquela que era a primeira experiência profissional de ambos. À parte da relação profissional criámos uma relação de amizade que se mantém até hoje, ainda que atualmente estejamos separados entre Portugal e Suécia.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.