Tiago Lopes, recém-licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, desenvolveu um projeto final de curso com o objetivo de estudar e comparar a produção de energia elétrica em células fotovoltaicas, bem como em módulos e conjuntos fotovoltaicos. Os resultados apontam para uma melhoria de rendimento destes equipamentos através de montagens mistas.
O crescente aumento do consumo energético, nas últimas décadas, impulsionou, de certa forma, uma alteração da matriz de utilização. Tendo em conta o impacto ambiental dos combustíveis fósseis, estas fomentaram o uso de energias renováveis, as quais têm um baixo custo e um período de gestação menor. Devido ao facto de os utilizadores desta energia serem considerados amigos do ambiente, o estudante do ISEP decidiu estudar este tema.
“Neste trabalho realizou-se, inicialmente, um resumo do efeito da energia solar, do movimento do sol, dos diversos ângulos solares na Terra e dos diferentes tipos de sombreamento e impactos. Depois, analisou-se o comportamento de uma célula fotovoltaica sob diferentes condições de funcionamento: temperatura, radiação solar, resistência shunt, resistência série, fator de idealidade de díodo e corrente de saturação. Além disso, estudei o efeito de sombreamento em painéis fotovoltaicos, considerando três tipos de montagens: em série, paralelo e mista”, explica Tiago Lopes.
De acordo com o estudante, os resultados obtidos pelo seu estudo sugerem que a montagem mista é a melhor na construção de um sistema fotovoltaico, pois consegue recriar o melhor de cada uma das outras montagens. “Deste modo, podemos gerar maiores valores de tensão e de corrente à saída do módulo, pelo que se apresentam como soluções mais eficazes na obtenção de energia a partir de painéis fotovoltaicos”, acrescenta.
O trabalho de Tiago Lopes ISEP avaliado em 18 valores e contou com a orientação científica da Professora Carla Pinto e do Professor Jorge Mendonça (ambos do Departamento de Matemática).
Com a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o ISEP forma profissionais para as áreas dos computadores, robótica e telecomunicações. O curso tem uma forte componente prática e um método de ensino-aprendizagem dinâmico, que desenvolve conhecimentos nas ciências base e explora tendências emergentes ao nível dos circuitos eletrónicos, tecnologias de rede, automação e sistemas digitais.