Estudar

SOMOS ISEP: José Fernandes
21-11-2018

O primeiro contacto de José Fernandes com o ISEP deu-se ainda enquanto estudante, mas hoje assume funções como Diretor do Departamento de Engenharia Geotécnica, considerando que a instituição está bastante diferente. Adora aquilo que faz e, sobretudo, a oportunidade de contactar com as gerações mais novas. Para além das atividades letivas, gosta de ler e praticar desporto, principalmente windsurf e vela. Como descrever o ISEP? “Seriam precisas muitas palavras, mas há uma que se destaca: rigor”, responde.

- Quando entrou no ISEP? E como recorda esses tempos?

O meu primeiro contacto com o ISEP aconteceu nos anos 80, enquanto estudante, uma “casa” bem diferente em todos os aspetos. Voltei ao ISEP em 1998, desta vez como docente e, atualmente, desempenho os cargos de Diretor do Departamento de Engenharia Geotécnica e do Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção (LGMC). Tem sido uma vivência muito gratificante, pela partilha de experiências, profissionais e também pessoais, particularmente, porque me proporcionou uma convivência com uma população mais jovem, que regra geral começa com estudantes e termina com amigos.

- O que mais o fascina naquilo que faz?

A possibilidade de contactar diariamente com gerações mais novas e de poder contribuir para que sejam bem-sucedidas, em termos profissionais e pessoais.

- Quer partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Não tenho episódios caricatos passados no ISEP.

- Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Colocar paixão no que se faz, profissionalismo, seriedade e boa disposição.

- Qual o segredo para o sucesso?

Gostar do que se faz, reconhecer os erros, saber ouvir, dialogar e motivar.

- Que aspetos diferenciam o ISEP?

O ISEP proporciona uma convivência muito saudável entre toda a comunidade, a qual aliada a um ótimo ambiente de ensino-aprendizagem em resultado de um corpo docente próximo, comprometido e motivado, assim como a inegável qualidade de ensino, em muito têm contribuído para o caracter diferenciador e incontestável sucesso.

- Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Seguramente, os espaços alocados ao meu Departamento e os espaços verdes no exterior, os quais gostaria de ver ampliados.

- Uma ideia para crescermos mais?

Continuar a apostar na qualidade de ensino e na promoção internacional.

- Houve algum membro do ISEP que o tivesse marcado? Porquê?

Sim, vários. Recordo com muita saudade, e em particular, o Sr. Engenheiro Eduardo Gomes pelas suas qualidades humanas, pela imensa generosidade e capacidade de partilha com os outros (estudantes, colegas e amigos).

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.