Estudar

Antigo estudante evolui profissionalmente na Renault
21-11-2018

David Borlido tem apenas 25 anos, mas conta já com um currículo bastante atrativo. Após a conclusão da Licenciatura em Engenharia Mecânica, pelo ISEP, o jovem começou a trabalhar em multinacionais e nunca mais parou. Primeiro, passou por uma empresa alemã e agora destaca-se na Renault, em França

Natural de Corbeil-Essones, quis o destino que David Borlido voltasse ao país que o viu nascer, ou seja, França. Apesar de ter passado parte da sua vida em Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, a vontade de progredir profissionalmente levou-o de novo até ao território francófono. Atualmente, assume funções como Engenheiro de Processo no Grupo Renault-Nissan-Mitsubishi, onde é responsável pela definição do processo de montagem dos novos motores diesel da empresa, da conceção da gama de fabrico dos motores, entre outras tarefas de relevo.

David Borlido não partiu sozinho, partilhando esta aventura com a sua esposa. O jovem engenheiro confessa que já fez várias amizades, mas, mesmo assim, as saudades apertam. “A diferença cultural é evidente, contudo denoto que a maior diferença em relação ao local onde habitava se encontra no ambiente, na grandiosidade das vilas e infraestruturas. Só para terem uma noção, a fábrica onde trabalho tem quase tantos trabalhadores como a vila onde residia no País. Além disso, é normal sentir falta do clima, da família, dos amigos, das rotinas, do estilo de vida mais calmo e aconchegante”, conta.

Não obstante as saudades de casa, o jovem engenheiro reconhece que tem muita sorte por estar numa zona tão bonita de França. “Aconselho vivamente a visitar, para quem gosta de História, as praias do Desembarque, aqui a uma centena de quilómetros, o porto de Honfleur e a Catedral de Rouen. Para quem gosta de praias, bastante perto temos Deauville e Trouville sur Mer que são referências nacionais e internacionais. Também temos Rouen, que é a maior cidade a oeste de França e tem grandes catedrais, nomeadamente a da Jeanne D’Arc”, explica.

No final, e como não poderia deixar de ser, fica uma mensagem para os atuais e futuros estudantes da instituição: “Aproveitem ao máximo toda a magia da magnífica cidade do Porto, mas, sobretudo, o enorme conhecimento que o ISEP tem para proporcionar. Sejam curiosos, partilhem e explorem a Engenharia. Não tenham medo de errar e procurem ser open mind, pois aprendemos com todos e todos aprendem connosco.”