Ricardo Sousa está a frequentar a Licenciatura em Engenharia Informática e dedica grande parte do seu tempo à Associação de Estudantes do ISEP (aeISEP), onde assume as funções de secretário-geral. Na hora de escolher a instituição para ingressar no Ensino Superior, o estudante não sentiu dificuldades em decidir, devido à vertente mais prática do ISEP. Gosta de desportos eletrónicos (esports) e assume que a sua filosofia de vida é a seguinte: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.”
- Porque escolheste o ISEP?
Nasci no Porto e adoro viver cá, portanto estudar noutra cidade nunca foi uma opção. Para além disso, desde muito cedo soube que queria seguir Engenharia Informática. O ISEP com o seu ensino mais prático, aliado ao facto de oferecer um Mestrado não integrado, tornou a minha escolha muito fácil no momento da candidatura ao Ensino Superior.
- Como recordas os primeiros tempos?
Foi muito fácil integrar-me no ISEP. Não conhecia praticamente ninguém quando entrei, mas rapidamente fiz amigos. Recordo esses tempos com uma enorme nostalgia.
- O que mais te fascina no teu curso?
Talvez, a velocidade com que as tecnologias mudam. Na área de informática temos de estar em constante aprendizagem, algo que é fantástico. Falando do curso no ISEP, forma estudantes prontos para ingressar o mercado de trabalho, daí a grande taxa de empregabilidade.
- Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?
Sou secretário-geral da aeISEP, o que ocupa a maior parte do meu tempo. Tenho também uma paixão por desportos eletrónicos (esports) e, por isso, trabalho em part-time na produção e realização de eventos nesta área.
- Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?
Desde o meu primeiro ano, são inúmeros os episódios caricatos que passei no ISEP, não consigo destacar um. Sou muito feliz aqui.
- Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?
Acho muito importante sermos organizados e meticulosos, no entanto acho igualmente importante estipular horários para lazer. Seja estar com os amigos, praticar desporto, ou mesmo não fazer nada. É importante a distração para conseguirmos o foco no momento da produtividade. E sim, há tempo para tudo!
- Qual o segredo para o sucesso?
O mais complicado é mesmo decidir o que é o sucesso para cada um de nós. Depois disto é bastante simples. Delinear objetivos e trabalhar dia e noite até os alcançar. Não existem atalhos.
- Que aspetos diferenciam o ISEP?
Sem dúvida, que o principal fator diferenciador são as pessoas. São os estudantes, funcionários e docentes desta casa que fazem com que o ISEP seja uma grande referência no Ensino Superior de Engenharia.
- Qual o melhor canto e recanto desta casa?
Como não podia deixar de ser, para mim é o espaço referente à aeISEP. É o espaço que junta os estudantes seja para estudar ou para conviver. Além disso, é onde passo a maior parte do meu tempo no ISEP.
- Uma ideia para crescermos mais?
Dentro do ISEP todos sabemos o quão bom somos, acho que é importante quem está do lado de fora também o saber. Nesse sentido acho muito meritório todo o trabalho que o ISEP vem vindo a desenvolver quer a nível de selos de qualidade, quer na comunicação com o público exterior. Acho também que agora é o momento certo para o ISEP investir ainda mais na I&D de forma a preparar-se para a realidade dos doutoramentos.
A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.