Diana Silva, de 27 anos, é mestre em Engenharia Civil – ramo de Gestão da Construção, pelo ISEP, e recebeu a distinção de melhor estudante desta área de especialização no ano letivo 2016/2017. Atualmente, trabalha como projetista de Estruturas na JFA Engenharia.
Uma das muitas vantagens da formação ao nível do Ensino Superior é que abre caminho para o mercado de trabalho, mas, sem que isso signifique, a delimitação exclusiva às áreas de especialização. Com uma vontade de abraçar constantemente novos reptos, Diana Silva é um exemplo disso mesmo. “Apesar de ter seguido o ramo de Gestão da Construção, no Mestrado em Engenharia Civil, mais tarde apercebi-me de que a área de Estruturas gerava em mim um maior interesse [por incidir na aplicação mecânica dos sólidos aos projetos edifícios, muros, plataformas, etc.]. Cada dia, o trabalho é diferente e o que me fascina mais é a evolução a que assisto em cada projeto, desde os estudos iniciais até à solução final”, conta a projetista de Estruturas na JFA Engenharia.
Natural de Vale de Cambra, a jovem realizou todo o seu percurso académico no ISEP e integrou, inclusive, o ISEPBIM (grupo de trabalho e pesquisa composto por estudantes, Alumni e docentes). O estágio curricular decorreu na BIMMS fruto de uma parceria, com a PortoEstádio, facilitando a integração de Diana Silva no mercado de trabalho. “Após a experiência curricular, e ainda a terminar o projeto final de curso, iniciei um estágio profissional na JFA Engenharia”, explica. De facto, “ter estudado numa instituição com esta qualidade permitiu-me adquirir conhecimentos práticos, que uso diariamente. Também me ajudou a ser persistente e a querer mais e mais”, acrescenta.
Dos tempos de estudante, recorda com nostalgia os colegas, que destaca pelo espírito de entreajuda, mas, também, o corpo docente. “Se mostrarmos empenho e dedicação, os professores poderão ser os nossos melhores amigos”, observa. Apesar de estar já a trabalhar, Diana Silva mantém-se atenta à atualidade da instituição, seja pelas redes sociais, ou através da sua irmã mais nova, que está a frequentar a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia.
Para os novos estudantes, que agora iniciam uma das etapas mais importantes da sua vida, deixa a seguinte mensagem: “Aproveitem, o tempo dá para tudo. Além disso, e por mais que se esforcem, não são apenas as excelentes notas que fazem de nós bons profissionais, mas, sim, a atitude perante os desafios do quotidiano. O segredo está em equilibrar bem as coisas.”