Estudar

SOMOS ISEP: Carina Osório
21-08-2018

A palavra desistir não consta no vocabulário de Carina Osório. Com 21 anos, a jovem evidencia um sorriso de ‘orelha a orelha’ e, sobretudo, um espírito aguerrido. Considera que o ISEP é uma segunda casa, destacando a Biblioteca como um dos melhores locais para se estudar e a aeISEP pelo convívio. Nos tempos livres, gosta de estar com os amigos e a família, aproveitando sempre que pode para “sorrir e fazer sorrir”.

- Porque escolheste o ISEP?

No ano em que ingressei no Ensino Superior, a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial ainda estava localizada em Vila do Conde, onde completei o primeiro ano. Após isso, o P. Porto sofreu uma reestruturação e o curso foi transferido para o ISEP. No meu entender, estudar no ISEP tem sido uma experiência rica em conhecimento.

- Como recordas os primeiros tempos?

Recordo os primeiros tempos com alguma nostalgia, até porque tive a oportunidade de experienciar duas realidades diferentes, às quais me adaptei facilmente e ambas me proporcionaram momentos que levarei sempre comigo.

- O que mais te fascina no teu curso?

O que mais me fascina na área de Engenharia e Gestão Industrial é, sem dúvida, a sua versatilidade e também o facto de não ser apenas uma engenharia, mas, sim, uma forma de estar e agir.

- Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?

Atualmente, faço parte do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGI).

- Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

No início de toda a adaptação ao ISEP, eu e as minhas colegas decidimos recorrer ao elevador para subir até ao terceiro piso. Durante a “viagem”, detetamos que algo de anormal se estava a passar, até que percebemos que o elevador tinha parado, ficamos presas. Para não bastar uma colega entrou em pânico, foi todo um misto de emoções. Desde então, não recorro aos elevadores do ISEP, opto sempre pelas escadas.

- Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?

Ao longo destes três anos no Ensino Superior, percebi que há tempo para tudo. Mesmo quando pensamos que não vai dar, temos de fazer para que dê, o segredo é nunca desistir!

- Qual o segredo para o sucesso?

Penso que o segredo para o sucesso é sentirmo-nos realizados com aquilo que fazemos e lutar. Lutar para sermos melhores, não só a nível profissional, mas também pessoal. O sucesso depende de nós, e se queremos ser bem sucessivos temos de fazer por isso.

- Que aspetos diferenciam o ISEP?

O ISEP diferencia-se pelo espírito que se vive aqui, pela união e companheirismo. O ISEP é muito mais uma instituição de ensino, é uma casa.

- Qual o melhor canto e recanto desta casa?

São vários os que posso enumerar, mas falando apenas de dois: para estudar, o melhor é a biblioteca, enquanto que para conviver prefiro a aeISEP.

- Uma ideia para crescermos mais?

Ter em consideração as necessidades do mercado e dos estudantes, de forma a proporcionar um ensino com ainda mais qualidade, assim deve definir o que é valor do ponto de vista dos stakeholders. Inovar!

rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.