Micaela Fonseca está a frequentar o 2.º ano da Licenciatura em Engenharia de Sistemas, no qual destaca, sobretudo, a multidisciplinariedade do plano de estudos. Escolheu o ISEP por se tratar de uma instituição com elevada reputação e está longe de se arrepender da sua decisão. Integra a equipa de Embaixadores do ISEP e o Núcleo de Estudantes de Engenharia de Sistemas. Adora viajar e sabe tocar alguns instrumentos musicais, contudo uma das suas maiores paixões é mesmo a escrita. “Ter entrado no ISEP fez-me crescer. Fez-me tornar mais e melhor”, confessa.
- Porque escolheste o ISEP?
Escolhi o ISEP por se tratar de uma instituição com elevada acreditação e por preparar adequadamente os seus estudantes para as adversidades do mercado de trabalho. Para além disso, todos os testemunhos de antigos estudantes eram bastante positivos e aconselhavam a cem por cento o ingresso no ISEP.
- Como recordas os primeiros tempos?
Os primeiros tempos resumiram-se a um misto de emoções, dado que tinha acabado de tomar a decisão mais importante da minha vida, ou seja, introduzir-me no mundo da engenharia. Sabia que não iria ser uma jornada fácil, no entanto estava radiante e disposta a lutar para alcançar todos os objetivos em mente.
- O que mais te fascina no teu curso?
O principal motivo de ter escolhido este curso foi a sua multidisciplinariedade. O facto de poder ter conhecimento acerca de várias engenharias e poder colocá-las em prática na construção de sistemas mais complexos captou a minha atenção, de tal forma que hoje sei que não poderia estar mais feliz com a minha escolha.
- Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?
Para além dos estudos, sou Embaixadora do ISEP e faço parte do Núcleo de Engenharia de Sistemas, desempenhando um papel na função de Apoio ao Estudante.
- Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?
Com a entrada no ISEP colecionei momentos memoráveis. Levo daqui bons momentos e (para além de não conseguir mencionar um em específico) sei que houve inúmeras circunstâncias que nunca irei esquecer.
- Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?
Devemos sempre encarar as situações com um sorriso no rosto. Por mais difícil que algo seja, devemos agir com calma e perceber que os problemas só são problemas se assim quisermos. Afinal, é a forma como os encaramos que definem a pessoa que iremos ser no futuro, tanto a nível profissional como intelectual.
- Qual o segredo para o sucesso?
Nunca desistir e optar sempre por aprender mais e melhor. Devemos sempre conhecer os nossos limites e tentar estabelecer objetivos atingíveis, mas, mais que isso, devemos ser capazes de nos autoavaliar e dizer: ‘Eu consigo!’.
- Que aspetos diferenciam o ISEP?
Saber engenharia é saber fazer e o ISEP forma engenheiros capazes de criar e inovar. Também é bastante acolhedor e transforma-se rapidamente numa segunda casa para quem aqui estuda.
- Qual o melhor canto e recanto desta casa?
O ISEP tem várias áreas que agradam qualquer estudante. Desde os espaços livres à área da aeISEP, assim como os vários sítios de estudo onde passamos a maioria do tempo.
- Uma ideia para crescermos mais?
O ISEP tem estado em constante expansão, mesmo assim, acredito que apostar no reconhecimento dos cursos mais recentes e que ajudam a diferenciar esta instituição seria um dos motivos que atrairia mais estudantes à procura de novos desafios, para além de uma maior internacionalização desta casa.
A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.