O ISEP conta com 166 anos de história e a sua evolução tem sido uma constante, cenário que se verifica no crescimento e melhoria contínua da instituição. Há, precisamente, meio século celebrou-se a inauguração das novas instalações. O princípio de uma era que se prolonga até aos dias de hoje e promete não ficar por aqui.
A mudança do Instituto Industrial do Porto (escola precursora do ISEP) da Rua de Breiner, em pleno coração da cidade Invicta, para a Rua de São Tomé representa um dos marcos mais importantes do legado centenário do ISEP. No dia 19 de junho de 1968, e como resultado de um significativo investimento, a instituição abria as portas num edifício com capacidade para dois mil estudantes.
“Na altura eram aqui ministrados os cursos de Construções Civis e Minas, Eletrotecnia e Máquinas, Química Laboratorial e Industrial. O terreno tinha 47400 m2, com cerca de cinco mil m2 de área coberta. Destacou-se, então, a existência de um anfiteatro de 620 lugares, duma ampla e iluminada sala de desenho, de um laboratório de química analítica e um de química geral”, explica Patrícia Costa, responsável do Museu do ISEP.
O edifício inaugurado há cinco décadas apresentava excelentes condições para a época, representando um passo necessário para um futuro de sucesso. Desde cedo, mais especificamente no final do século XIX, já se verificava a preocupação em ter a instituição a funcionar em instalações próprias. No início da década de 30, registou-se uma mudança provisória para a Rua do Breiner.
“No entanto, a deslocação para o edifício do Breiner, na antiga Faculdade de Letras, não resolveu todos os problemas. Em 1933, funcionava ali a secretaria e o maior número de aulas, continuando na Universidade, na Praça Gomes Teixeira, as partes letivas do Laboratório Químico, Eletrotecnia, Máquinas, Mineralogia e Geologia e a sala de Desenho, visto ser impossível instalar no novo edifício todas estas valências”, acrescenta Patrícia Costa.
Com a inauguração das instalações na Rua de São Tomé, a situação ficou definitivamente resolvida. Hoje o ISEP é ‘casa’ de cerca de 6500 estudantes e aproximadamente 500 docentes e não-docentes. O campus alberga uma comunidade multicultural e reforça a sua notoriedade com a existência de dez grupos de investigação, que cobrem diversas áreas.
ISEP, uma instituição com um importante legado e um futuro de excelência!