Hugo Lopes, finalista da Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel, participou pela primeira vez na mais importante prova do automobilismo nacional, ou seja o Rally de Portugal. O estudante do ISEP foi um dos 17 pilotos lusos inscritos num total de 89, tendo realizado um dos seus maiores sonhos ao entrar nesta competição, com as cores da equipa AMSport.
Desde os 13 anos, Hugo Lopes tem procurado afirmar-se no desporto automóvel. Com a ambição de se tornar numa figura destacada na área, o jovem soma já várias conquistas no palmarés, destacando-se os títulos de Campeão Nacional de Ralicross 2013 – Super Iniciação, Campeão Nacional de Ralicross 2014 – Super Nacional e mais recentemente o 3.º lugar no Campeonato Nacional de Ralis de Iniciados 2016, entre outros.
Para o estudante do ISEP, entrar no Rally de Portugal foi nada mais nada menos do que um “sonho tornado realidade”. No seu entender, é um “privilegiado” por ter tido a oportunidade de “correr junto dos melhores”. Mesmo com alguns contratempos terminou a prova e promete não ficar por aqui. “Entre 30 de junho e 1 de julho vou participar no Rali de Castelo Branco”, acrescenta.
Apesar de o seu percurso académico estar a correr bem, uma vez que está no terceiro e último ano do curso, a verdade é que conciliar os estudos com a prática de desporto ao mais alto nível nem sempre é fácil. “É complicado, mas com um esforço extra tudo é possível”, salienta Hugo Lopes.
Além disso, considera que a formação recebida no ISEP é útil para a sua evolução enquanto piloto. “Torna-se importante para a escolha da melhor afinação do carro, assim como na resolução de problemas que possam surgir”, remata. Com a Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel, o ISEP forma profissionais com competências para o desenvolvimento de produto, gestão de oficinas, serviço pós-venda e apoio técnico.