Marco Sousa frequentou a Licenciatura em Engenharia Informática, no ISEP, mas cedo mostrou vontade em construir uma sólida carreira profissional. Começou por trabalhar com amigos no Porto, depois mudou-se para Madrid (Espanha), contudo a maior aventura da sua vida chegou com a entrada no Facebook, em Londres (Reino Unido).
Londres é a capital política e económica do Reino Unido, uma das maiores potências da Europa e do mundo. A cidade é paragem obrigatória nos roteiros turísticos e tem muito para oferecer, desde o seu estilo cosmopolita às atividades culturais. Este é também um destino de oportunidade para os audazes, que saibam desfrutar do ambiente de movimento e transformação constante. Natural de Viseu, Marco Sousa sempre sentiu admiração pelos encantos londrinos. Apesar de estar a viver em ‘Terras de Sua Majestade’ há cerca de cinco anos, uma das maiores aventuras do seu percurso profissional começou há relativamente pouco tempo. O antigo estudante do ISEP, que frequentou a Licenciatura em Engenharia Informática, está a trabalhar como Product Designer, no Facebook.
“Ao sair do ISEP decidi criar websites localmente no Porto com outros colegas. Na altura, criamos juntos uma empresa de webdesign, onde permaneci durante dois anos. Mas surgiu uma grande oportunidade para trabalhar em Madrid para a Tuenti, conhecida na época como o ‘Facebook de Espanha’. Decidi aceitar e trabalhei um ano e meio na capital espanhola. No entanto, a empresa foi adquirida e a partir daí dei o salto para Londres. No Reino Unido já passei por uma agência de produto e focava-me em design de aplicações móveis para empresas como a Unilever, Transport for London, ou Ford”, conta Marco Sousa, de 31 anos.
Atualmente, o antigo estudante do ISEP dá cartas no Facebook, que tem nada mais nada menos do que cerca de 2,13 mil milhões de utilizadores em todo o mundo. De momento, está a trabalhar mais especificamente no desenvolvimento do produto ‘Workplace’. “Ao estar ligado à área de tecnologia e empresas internacionais como o ‘gigante’ das redes sociais, fico bastante consciente do ritmo de mudança”, salienta. De facto, é o sentimento de oportunidade e crescimento pessoal e profissional aquilo que mais lhe agrada em Londres. Embora sinta, naturalmente, saudades de casa e da família, não se sente sozinho. “Conheci portugueses tanto na minha empresa anterior, como agora no Facebook”, acrescenta.
Com tantos pontos de interesse para visitar na capital britânica, é difícil enumerar alguns. Mesmo assim, Marco Sousa não hesita na hora de aconselhar: “O Sky Garden [jardim mais alto de Londres] para um excelente cocktail e uma das melhores vistas sobre a cidade.” Do ISEP recorda os amigos e o tempo que tinha para explorar e estudar. “É algo que a cada ano que passa valorizo mais. Para além disso, a oportunidade de aprender e estudar em grupo com colegas de proveniências e estilos diferentes”, lembra.
No final, e como não poderia deixar de ser, fica uma mensagem para os atuais e futuros estudantes da instituição. “Com todos os recursos disponíveis online, o mais importante é manter a ambição e curiosidade para aprender. Adicionalmente, procurem um mentor, idealmente alguém que esteja perto, mas alternativamente alguém com quem possam falar online”, conclui.