Estudar

SOMOS ISEP: João Paulo Meixedo
15-05-2018

João Paulo Meixedo estudou no ISEP, mas desde 1997 que figura no corpo docente do Departamento de Engenharia Geotécnica, onde exerce atualmente o cargo de Diretor. Desde cedo, procurou seguir uma profissão em que pudesse desfrutar do ar livre. Porém, acabou com um “tecto em cima da cabeça”. Gosta de correr, ou não fosse ultramaratonista, e também do seu trabalho. ISEP numa palavra? “Competência”, responde.

– Quando entrou no ISEP? E como recorda esses tempos?

Entrei no ISEP em 1997. Bom, na realidade entrei em 1985, como estudante, mas depois fui acabar a minha formação por outras bandas e regressei em 1997, como assistente. 

– O que mais o fascina naquilo que faz?

O contacto com as gerações mais novas, o que me permite ajudar a perceber de que forma a nossa sociedade vai evoluindo.

– Quer partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Dizer a um estudante, que queria desistir de um exame e entregar um teste em branco, para escrever: – Declaro que desisto. Ele olhou para mim, furioso, escreveu algo, atirou-me com o teste e saiu fulminando-me com o olhar. Quando fui ler, ele tinha escrito: – Claro que desisto.

– Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Desporto e cafeína.

– Qual o segredo para o sucesso?

Paciência e persistência.

– Que aspetos diferenciam o ISEP?

A capacidade de formar profissionais com elevados padrões de qualidade científica, técnica, ética, deontológica e de relações interpessoais, preparados para trabalhar em ambientes multiculturais.

– Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Os espaços verdes exteriores, embora haja falta de locais onde as pessoas se possam sentar.

– Uma ideia para crescermos mais?

É importante crescer?

– Houve algum membro do ISEP que o tivesse marcado? Porquê? 

O, já aposentado, Engenheiro Afonso Fernandes. A primeira pessoa a apostar em mim para funções de gestão. Um engenheiro à moda antiga, mas com os olhos sempre postos no futuro. Um cavalheiro e um bom amigo.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.