Sete estudantes do ISEP foram premiados pela Continental-Mabor, no âmbito do Programa ContiStudentAward, fruto da parceria existente entre o instituto e esta reconhecida empresa do setor automóvel. Os vencedores receberam uma distinção e prémios monetários, entre os 850 euros e os 1000 euros.
Esta foi a primeira edição do ContiStudentAward, instituído no ISEP no ano passado. A iniciativa destina-se a estudantes finalistas das Licenciaturas e Mestrados nas áreas de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia e Gestão Industrial.
“A parte financeira é um reconhecimento que sabe sempre bem para quem é estudante e depende ainda de terceiros para a sua subsistência, por isso é sempre incentivador. Mas mais que um prémio monetário é a oportunidade que todos estes elementos acabam por ter ao entrar numa empresa e passam a ser reconhecidos por potenciais empregadores”, explica Pedro Carreira, Alumnus ISEP e atual Presidente do Conselho de Administração da Continental-Mabor.
O programa inclui duas iniciativas e prémios distintos: o ContiBest e o ProjectYOURFuture. O primeiro será atribuído ao estudante de cada um dos cursos de Licenciatura indicados anteriormente, desde que tenha obtido a média mais elevada entre os candidatos a concurso até ao final do 2.º ano curricular e não poderá ser inferior a 14 valores. Neste caso, a Continental-Mabor oferece ao vencedor uma distinção no valor de 850 euros e possibilita a realização de um estágio remunerado de seis meses.
Por sua vez, o outro prémio integrado no programa ContiStudentAward – o ProjectYOURFuture – atribui um valor monetário de mil euros ao estudante de cada um dos Mestrados do ISEP mencionados que realize a sua dissertação na empresa e obtenha a melhor classificação (por tipologia de Mestrado). No caso de haverem vários Mestres que tenham concluído a sua Dissertação na Continental – Mabor num mesmo curso, o critério de seleção será o tema do projeto e a sua eventual aplicabilidade à realidade da Continental.
“O balanço é extremamente positivo pois vamos conhecendo jovens com outras potencialidades. Os estudantes do ISEP apresentam um nível de conhecimento e uma postura diferente, acabando por ser uma boa base para, no futuro, poderem reforçar a nossa equipa. Esta parceria veio para ficar, enquanto o ISEP nos continuar a fornecer a mesma quantidade de estudantes de mérito que temos recebido, e que iremos agraciando com estes prémios simbólicos e oportunidades de estágios. Além disso, é uma parceria benéfica para as duas entidades”, salienta Pedro Carreira.
Paula Reis (Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial), Leonardo Dias (Licenciatura em Engenharia Mecânica), Sara Santos (Licenciatura em Engenharia Química) e Bruno Borges (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) foram os vencedores do prémio ContiBest. Ao nível dos Mestrados, Rui Santos (Engenharia Mecânica), Lília Pinto (Engenharia e Gestão Industrial) e Nuno Guedes (Engenharia Química) foram os alunos distinguidos.
O ContiStudentAward é concedido anualmente aos estudantes que preencham os requisitos do concurso e se destaquem no seu desempenho académico e pessoal. Os prémios são entregues em cerimónia pública, a decorrer no ISEP, no começo de cada ano letivo.