De Marco de Canaveses para o Porto, Daniel Magalhães encontrou no ISEP uma segunda casa. Atualmente, o jovem está a frequentar o Mestrado em Engenharia Civil – Ramo de Estruturas. Na qualidade de presidente da aeISEP, o associativismo tornou-se numa ocupação praticamente a tempo inteiro. Deste modo, deixou de lado algumas atividades como o Desporto, para se dedicar de corpo e alma ao bem-comum dos estudantes do Instituto. Convicto das ‘maravilhas’ da área que escolheu, deseja que a instituição eleve ainda mais o seu estatuto, ao sugerir uma maior aproximação da rede Alumni.
- Porque escolheste o ISEP?
O ISEP é uma instituição de referência no Ensino Superior em Portugal, com método de lecionar mais ligado à vertente prática. Ora, a meu ver, ombreia com as melhores instituições. A minha personalidade encaixa na perfeição com este tipo de ensino e com os objetivos traçados para o futuro. De uma forma ou de outra, sempre estive ligado à engenharia.
- Como recordas os primeiros tempos?
Recordo os primeiros tempos com nostalgia. Todas as experiências vividas, as amizades criadas que irei levar comigo para a vida, algo que só é vivenciado uma vez.
- O que mais te fascina no teu curso?
É fascinante a constante aprendizagem do engenheiro civil, as metas que traça e que, constantemente, se vê obrigado transcendê-las. É fascinante a possibilidade da criação de magníficas obras de arte que podem mudar o dia a dia de uma sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do País e do Mundo.
- Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?
Até ao ano transato praticava futsal, natação e frequentava assiduamente o ginásio. Atualmente, tenho em mãos a missão de ser presidente da aeISEP, que que me ocupa praticamente o tempo todo, pelo que as outras atividades tiveram de ficar em stand by.
- Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?
Não me recordo de nenhum.
- Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?
Ser dirigente associativo ensinou-me muito do que é lidar com todo o tipo de azáfamas. Acredito que com boa gestão do tempo e saber priorizar todas as situações é fundamental para lidar com a ‘roda-viva’ do quotidiano. As prioridades serão sempre atribuídas consoante as necessidades do momento em que nos encontramos e das necessidades futuras, sendo também importante tentar otimizar ao máximo o tempo disponível.
- Qual o segredo para o sucesso?
O sucesso em muitas situações depende da forma como encaramos o assunto/questão. A dedicação, persistência, espírito de sacrifício, determinação e uma mentalidade positiva são ingredientes que considero essenciais no caminho até ao sucesso.
- Que aspetos diferenciam o ISEP?
A união, capacidade de adaptação, excelência, espírito de família e entre ajuda.
- Qual o melhor canto e recanto desta casa?
Considero a Associação de Estudantes do ISEP como o melhor recanto desta casa, repleta de um pouco de tudo e variadas personalidades.
- Uma ideia para crescermos mais?
É importante uma aproximação à rede Alumni e consequente aproximação ao mercado de trabalho, valorizando a formação do ISEP. É igualmente importante valorizar os atuais estudantes, que no dia de amanhã irão ingressar no mercado de trabalho e levarão na bagagem toda a aprendizagem recebida no ISEP.
A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.