Catarina Varela, recém-licenciada em Engenharia Química pelo ISEP, desenvolveu o projeto denominado “Transição para a norma ISO 9001:2015”, na FOCOR – Produtos Químicos, S.A., no âmbito de um estágio curricular de final de curso. Em termos gerais, o objetivo incidiu na melhoria de forma contínua do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, bem como na reestruturação da sua avaliação interna e da atualização de fichas de segurança dos produtos químicos do departamento têxtil.
A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente sendo, por isso, considerada uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Como é habitual, a ISO 9001 é revista periodicamente, de modo a assegurar a sua atualidade, relevância e eficácia. Neste sentido, a ISO 9001:2008 deu origem à nova versão, sobre a qual incidiu o projeto da estudante do ISEP, com o propósito de fazer a transição para a mais recente edição desta norma de modo a cumprir com o exigido atualmente e a abordar a crescente complexidade do meio onde as empresas trabalham, melhorando a gestão da qualidade e correspondendo às necessidades e expectativas das partes interessadas.
“Com base no trabalho desenvolvido na FOCOR e com o apoio dos seus colaboradores, o sistema de avaliação interna foi reformulado, visando a verificação da qualidade de desempenho de cada equipa nos processos em que intervém e, consequentemente, a eficácia da organização em cada processo, sinalizando falhas e identificando necessidades de desenvolvimento de competências de modo a promover a implementação de melhorias no processo”, explica Catarina Varela.
Devido aos excelentes resultados obtidos, este projeto final de curso foi avaliado com 19 valores, contando com a orientação científica da Professora Florinda Martins, do Departamento de Engenharia Química. Atualmente, e numa perspetiva de continuidade do tema do relatório de estágio, a jovem estudante está a frequentar o Mestrado em Engenharia Química – ramo de Qualidade, no ISEP.
“A realização desta experiência curricular permitiu-me contactar com a realidade empresarial e com algumas ferramentas que não são muito abordadas na Licenciatura, pelo que este estágio foi muito gratificante. Assim, estas novas ferramentas contribuíram significativamente para o desenvolvimento de competências transversais que me permitiram ter a capacidade de resolver desafios concretos”, remata Catarina.
Com a Licenciatura em Engenharia Química, o ISEP forma profissionais capazes de gerirem projetos ao nível de produtos e processos, em ambientes industriais e laboratoriais. Os estudantes adquirem conhecimentos multidisciplinares que os preparam para apoiar a inovação tecnológica e a sustentabilidade das organizações, atuando ao nível da produção industrial, controlo de qualidade, gestão ambiental, energia e desenvolvimento de novos produtos e materiais.