Estudar

SOMOS ISEP: Frederico Almeida
19-12-2017

Com uma Licenciatura e um percurso profissional em algumas empresas, Frederico Almeida decidiu voltar a estudar para acrescentar valor às suas competências. Natural de Guimarães, divide-se entre o seu trabalho a tempo inteiro como IT Team Manager, na Parfois, e o Mestrado em Engenharia Informática. O horário pós-laboral e as condições existentes foram fatores cruciais para a sua entrada no ISEP. Apesar de ter um quotidiano preenchido, procura sempre arranjar  tempo para a prática do boxe e do reiki. “Exercitar o corpo e a mente são componentes obrigatórias”, salienta.  

- Porque escolheste o ISEP?

Confesso que as opções eram diversas, entre Pós-graduações, Mestrados e Especializações, uma vez que procurava acrescentar valor ao percurso já desenvolvido. O ISEP estava como preferência, uma vez que no passado já tinha estudado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, também do universo do Politécnico do Porto (P. Porto), e fiquei com excelentes referências. Trabalhando no Porto, o ISEP com o horário pós-laboral e as condições existentes foi fácil fazer a escolha.

- Como recordas os primeiros tempos?

O oposto do filme “Regresso ao Futuro”, onde me identifiquei com muitos daqueles caloiros, o reencontro com alguns professores, a mudança e crescimento do ISEP nos últimos nove anos foi brutal.

- O que mais te fascina no teu curso?

O facto de ser multidisciplinar, tocando nas vertentes técnicas e nas denominadas soft skills. As certificações existentes garantem que estamos no caminho certo. E outra envolvente no Mestrado é a maturidade e a entreajuda, igualmente a comunicação e trabalho de equipa estão num nível completamente diferente.

- Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?

Obrigatoriamente a componente laboral e as quase nunca oito horas diárias. Mas trabalhar no que realmente estudei é a motivação. No entanto, existe o tempo para exercitar o corpo e a mente, onde o boxe e o recente reiki são componentes obrigatórias.

- Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Nas diversas reuniões de LEI e MEI, julgava ser normal fazer questões, aparentemente não [sorrisos]. Mas é garantido que quando o Frederico está presente as questões acontecem.

- Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?

Nunca se esqueçam que num dia mau, existe sempre algo positivo, e é nesse ponto de luz a que nos devemos agarrar. No entanto, sempre temos o dia seguinte para sorrir.     

- Qual o segredo para o sucesso?

Perseverança, motivação e comunicação.

- Que aspetos diferenciam o ISEP? 

A equipa motivada e persistente do ISEP na busca do melhor para os estudantes e as restantes certificações foram uma mais-valia para todos. E não posso deixar de referenciar as refeições vegetarianas que são uma excelente novidade.

- Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Eu adoro aquele canto fantástico do bloco C, só pelo mesmo é uma tomada elétrica! Como eu adoro o sol e a envolvente que ali se cria, naquelas cadeiras de madeira dos meus tempos de miúdo.

- Uma ideia para crescermos mais?

Acredito que no futuro a sociedade profissional será mais valorizada pelas suas soft skills, esta é uma vertente que deverá estar mais próxima dos estudantes.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.