Estudar

João Pedro Videira é o próximo líder da FAP
30-11-2017

O estudante do curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica do ISEP e atual Presidente da Associação de Estudantes do ISEP, João Pedro Videira, é o próximo líder da Federação Académica do Porto (FAP). Depois do ato eleitoral a 29 de novembro, em que se apresentou como candidato único, o jovem, de 23 anos, vai tomar posse a 6 de dezembro, para o mandato do próximo ano.

Desde cedo, João Videira mostrou interesse e procurou participar nos movimentos associativos académicos, pelo que tem uma forte ligação à Associação de Estudantes do ISEP (aeISEP), que presidiu durante o ano letivo 2016/17, isto após ter passado por vários departamentos. “Saio de coração cheio. Foram anos muito fortes e intensos, que nunca vou esquecer. No fim de contas, foi na aeISEP que me tornei dirigente e foi graças a esta mui nobre estrutura que, hoje, sinto estar munido das ferramentas necessárias para contribuir para um melhor futuro da Academia e da sociedade civil”, declara.

João Videira ponderou antes de partir para esta nova ‘aventura’, contudo, “em conjunto com algumas associações de estudantes, impulsionamos esta candidatura por estarmos convictos que somos a melhor solução para a Academia”. Assim sendo, e em conjunto com uma lista renovada e de estreantes nos órgãos da federação, deu um passo em frente, mas sempre com os “olhos postos no futuro”, assegura.

Entre os pilares que nortearão o seu mandato constam a vontade de priorizar a Educação, bem como de refletir sobre os desafios de futuro dos jovens, dos estudantes e do próprio Ensino Superior. Com efeito, pretende “discutir e pôr na agenda: a problemática do alojamento académico e do acesso à habitação por parte dos jovens em conjunto com as Instituições de Ensino Superior e os Serviços de Ação Social, tal como as autarquias da Área Metropolitana do Porto; as condições de saída para o mercado de trabalho; o desenvolvimento de estratégias para um combate ao abandono e ao insucesso escolar; criar um novo paradigma de proximidade aos estudantes e à cidade”, entre outros aspetos.

Com o assumir da liderança da FAP, João considera que a “marca ISEP sai projetada”, visto que é uma “escola de formação de lideranças”, como a própria aeISEP. De facto, em 28 anos de existência, esta será a quinta vez que um estudante do ISEP se torna presidente do mais importante coletivo académico do Porto. Para além do seu percurso na aeISEP e desta nova etapa que agora se inicia, o jovem, natural do Porto, destacou-se também este ano por ter sido eleito como representante do Corpo Discente do Conselho-Geral do Politécnico do Porto e membro do Conselho Nacional de Educação.

Podem recordar ainda a entrevista concedida no âmbito do SOMOS ISEP: ver aqui.