A Biblioteca do ISEP, à semelhança do que vem sendo habitual nos últimos meses, volta a assinalar mais uma data emblemática para as comunidades académica e em geral. Desta vez, a escolha recaiu sobre o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado a 24 de novembro (sexta-feira).
O Dia Nacional da Cultura Científica foi instituído pelo antigo ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, em 1996, em homenagem a Rómulo de Carvalho, professor e divulgador da ciência, que sob o pseudónimo de António Gedeão afirmou-se também como um dos incontornáveis nomes da poesia portuguesa.
Nas comemorações dos 90 anos, em 1996, este homem da ciência, da educação e das letras foi homenageado a nível nacional numa ação promovida pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia em colaboração com várias entidades educativas e culturais.
Com o assinalar desta data tão simbólica e, por vezes tão esquecida, a Biblioteca do ISEP pretende promover a divulgação cientifica através do Repositório Científico Institucional (RECIPP), cuja missão compreende-se entre dois fatores de extrema importância: a disponibilização da informação científica e a preservação da informação digital.
Assim sendo, o objetivo da Direção da Biblioteca do ISEP é também continuar a disponibilizar em livre acesso toda a produção científica do Politécnico do Porto (P. Porto), de modo a auxiliar estudantes, investigadores, docentes e o público em geral na obtenção de conhecimentos fidedignos.
Para rematar, e como não poderia deixar de ser, o homem das ciências exatas, mas com alma de poeta merece aqui uma breve menção numa das suas mais famosas composições:
Pedra Filosofal
(…)
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
António Gedeão
In Movimento Perpétuo, 1956