Estudar

SOMOS ISEP: Diana Martins
13-09-2017

Deixar a família e os amigos de infância, a nossa zona de conforto, nunca é fácil. Natural de Vale de Cambra, Diana Martins encontrou no ISEP uma segunda casa, desde os colegas, aos docentes e staff. A estudar Engenharia Química, a jovem, de 19 anos, confessa que escolheu o Instituto por estar orientado para o ensino prático e por saber acolher. “Não se trata apenas de estudos, mas também do convívio”, revela.

- Porque escolheste o ISEP?

Quando queremos estudar engenharia no Porto temos várias opções, mas preferi o ISEP pois sabia que me iria preparar de uma maneira mais prática para a vida profissional. Para além disso, era uma casa da qual já tinha ouvido falar muito bem quanto ao acolhimento a novos estudantes.

- Como recordas os primeiros tempos?

Os meus primeiros tempos no ISEP foram incríveis. Conheci muitos outros estudantes do ISEP, os engenheiros estavam prontos a ajudar-nos no que fosse preciso e o conhecimento da nova casa foi uma aventura!

- O que mais te fascina no teu curso?

Sempre fui uma pessoa muito atenta aos detalhes e é disso que a Engenharia Química trata. Tudo o que vemos tem a sua Química e o seu porquê de assim ser... e isso fascina-me. Queria saber mais sobre o que me rodeia, trabalhar em laboratório e na indústria. Não havia, portanto, melhor escolha para mim!

- Quais as atividades a que te dedicas para além dos estudos?

Sou escuteira no Agrupamento 508 de Arões e isso ocupa algum do meu tempo aos fins de semana. Para além disso, não tenho mais nenhuma atividade específica.

- Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Esta é difícil… são muitos os episódios aqui no ISEP. O ISEP não se trata apenas de estudos, mas também do convívio dos estudantes e para isso temos as festas, aí vão ter muitos episódios caricatos!

- Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?

Para mim, o essencial é gerir o nosso tempo e ter um horário, seguindo-o ao máximo. Um professor meu do Secundário uma vez disse: “24 horas tem o dia. Eu dividia o meu dia em três partes iguais, 8 horas para dormir, 8 horas para aulas e estudo, sendo outras 8 horas para me divertir e estar com os meus amigos.” O que é certo é que até funciona bem!

- Qual o segredo para o sucesso?

Dar o máximo nos estudos, tirar dúvidas com os colegas e engenheiros, não deixar a matéria acumular, mas também saber equilibrar as coisas: nem só de estudo é feito o estudante!

- Que aspetos diferenciam o ISEP?

O nosso ISEP é como uma grande família, não só nós estudantes, mas engenheiros e auxiliares que mantêm isto tudo a rolar em condições. Aqui, todos se ajudam, quer nos estudos, quer na tua vida. Aqui eu cresci muito tanto como pessoa, como a nível profissional.

- Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Perdida e achada, eu estou sempre pela cantina, não sei porquê, mas esse é o meu cantinho favorito. Menos no verão que o calor é insuportável lá… (aconselho umas ventoinhas!)

- Uma ideia para crescermos mais?

Crescer mais depende muito da pessoa e da sua maneira de ser. Eu cresci muito porque quando vim estudar para o ISEP tive que sair de casa e acabei por ter uma família aqui – os meus amigos. Aprendi a lidar com pessoas muito diferentes de mim e compreender que não pensamos todos da mesma maneira, mas que ouvir os outros também nos ajuda a refletir e a crescer.

PERFIL

Cinema: “Interstellar”; o Christopher Nolan é o meu realizador preferido.

Literatura: Ken Follet, mas também adoro Dan Brown

Música: Preferido mesmo é difícil, mas Foals, Alt-J, The Vaccines estão no meu top 10.

Viagem de sonho: Islândia.

Gastronomia: Arroz de pato (da minha mãe!)

Lazer: Escutismo, ler, estar com os meus amigos e ver séries.

Desporto: FCP, claro!

Se pudesse mudar o mundo: Não havia bombas nucleares para ninguém, os ET de certeza que são pacíficos e nós devíamos cuidar uns dos outros e não criar guerras.

Filosofia de vida: Vamos indo e vamos vendo, mas dá sempre o teu melhor.

ISEP numa palavra: Pode ser duas? Segunda casa.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.