Estudar

Engenharia 12.0: Engenharia Mecânica Automóvel
26-07-2017

A Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel (LEMAUT) é uma oferta ímpar do Norte de Portugal e beneficia da sinergia com a Toyota. Entre outras, destaca-se também a parceria com a Hyundai. O curso oferece uma sólida formação na área automóvel, mas sem perder a pluralidade da Engenharia Mecânica. O diretor da LEMAUT, Fernando Ferreira, aponta como uma das caraterísticas mais importantes o lado prático do plano de estudos, que combina aulas em laboratórios e workshops. Recentemente, um antigo licenciado deste curso foi notícia nos media portugueses por estar a trabalhar na Williams (Fórmula 1).

- Porque é que os estudantes de engenharia e tecnologia devem escolher o ISEP?

O ISEP tem mais de 160 anos de história e tradição, diferenciando-se das restantes instituições por ter um ensino mais prático e acompanhado, bem como mais ligado ao mundo do trabalho. O ISEP possuí dezenas de laboratórios para dar suporte as aulas de Engenharia Mecânica Automóvel, onde possibilita que os estudantes adquiram competências nas mais modernas tecnologias e equipamentos. Mais de dez laboratórios diferentes suportam as unidades curriculares da LEMAUT.

- A Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel é uma excelente opção. Quais as suas principais mais-valias?

Esta é uma oferta formativa única no Norte do País e confere uma sólida formação na área automóvel, mas sem perder a pluralidade de uma formação em engenharia mecânica. É uma formação indispensável para quem queira seguir uma carreira profissional superior ligada aos automóveis. Nesta Licenciatura são transmitidos conhecimentos e competências nas disciplinas propedêuticas das engenharias (física e matemática), na mecânica de veículos, nos materiais e processo de fabrico, nas construções mecânicas e, mais especificamente, na construção de veículos (nos automatismos, nos motores de combustão interna, na electricidade e electrónica auto, na legislação automóvel e por fim no projeto automóvel). Recentemente, passamos a contar  com a oferta de um horário noturno, para quem já esteja no mundo de trabalho e queira aprofundar conhecimentos e competências, tal como adquirir um grau superior. Os estudantes podem ainda participar em várias atividades extracurriculares. O ISEP adere a vários concursos de ideias, neste momento estamos a finalizar um monolugar para a Fórmula Student e estamos a iniciar a construção de dois veículos para a Ecomaratona Shell.

- O que podem os estudantes esperar por parte do corpo docente do ISEP?

O ISEP possui um corpo docente diversificado, estando afetos à LEMAUT um conjunto muito equilibrado: docentes doutorados com formações académicas elevadas, mas também docentes especialistas com ligações ao tecido empresarial e experiência reconhecida. Alguns dos docentes especialistas são convidados que possuem ligações e atividades no setor automóvel.

- A engenharia é uma área com forte empregabilidade. Que saídas profissionais os estudantes podem adotar?

O mercado de trabalho onde os diplomados deste curso poderão iniciar e desenvolver a sua atividade profissional compreende as entidades, ou empresas que têm necessidade de quadros com conhecimento específico nesta área como, por exemplo: importadores e representantes de veículos automóveis e de equipamentos para o setor automóvel; empresas de assistência e reparação multimarca; centros de colisão de veículos; empresas de consultadoria do setor automóvel; empresas que operam no setor de inspeção de veículos; que operam na legislação e homologação automóvel; centros de formação de condutores de veículos; transformação de veículos; transportes públicos e privados; companhia de seguros (peritagem); imprensa especializada; empresas de desenvolvimento, projeto, fabrico e montagem de equipamentos e sistemas para veículos automóveis, motos, máquinas industriais e agrícolas; apoio técnico especializado em equipas de competição automóvel; entre outas. Recentemente, um licenciado deste curso, Alexandre Carvalho, ingressou na equipa de Fórmula 1, da Williams. Para apoiar uma rápida integração no mercado de trabalho, o curso possui uma forte componente teórico-prática, assente em aulas laboratoriais e através da participação em workshops dedicados ao setor, incluindo ligações ao Motosport e competição automóvel.

- Há parcerias com empresas de renome? Se sim, quais?

Os estudantes têm a oportunidade de frequentar um estágio académico em organizações empresariais. Nos últimos anos, finalistas LEMAUT desenvolveram o projeto final de curso em empresas como, por exemplo: Toyota Caetano Portugal; Porsche Porto e Braga; Mercedes Benz; Citroën; Auto Ribeiro; Carroçarias Arvorense; centros Bosch Car Service; LTA – Laboratório Tecnologia Automóvel; entre outras.

- Com este curso os estudantes têm acesso a oportunidades de internacionalização?

Sim, temos várias parcerias com instituições de ensino internacionais, como Karel de Grote-University College em Antuérpia (Bélgica), até TTK University of Applied Sciences, em Tallinn (Estónia). Os nossos estudantes podem optar por fazer um semestre nesta, ou em muitas de outras instituições de ensino europeias, através do programa ERASMUS+.

- Para rematar, que conselhos gostaria de dar a quem está prestes a ingressar no Ensino Superior?

Façam uma escolha acertada e escolham o curso na área da vossa preferência, para que possam apostar na diferença e estudar com gosto. Também é importante, que construam um currículo diversificado e rico em experiências extracurriculares, que é algo normalmente muito apreciado pelos empregadores.

BI DO DIRETOR DE CURSO

Nascido em São Paulo (Brasil), Fernando Ferreira é Doutor em Engenharia Mecânica e especialista em Mecânica Experimental. Esteve sempre ligado ao mundo automóvel, desde o comércio de viaturas novas e usadas até ao projeto e construção de veículos pesados, sendo um amante da mecânica dos veículos em geral. É Professor Coordenador no ISEP e diretor da Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel.