Estudar

Engenharia 12.0: Engenharia Química
25-07-2017

A Engenharia Química ocupa uma posição ímpar na ligação entre as ciências moleculares e a engenharia. Com a Licenciatura nesta área pelo ISEP, os futuros diplomados poderão desempenhar as mais variadíssimas funções na indústria: ambiente, metalurgia, têxtil, alimentar, vernizes, tintas, entre muitas outras. O diretor do curso, Paulo Silva, destaca ainda o papel catalisador de mudança: “A Engenharia Química tem contribuído significativamente para mudar o mundo em que vivemos.”

-Porque é que os estudantes de engenharia e tecnologia devem escolher o ISEP?

O ISEP é uma escola de referência na área da engenharia e tecnologia. O tecido empresarial reconhece as competências dos diplomados pelo ISEP, que ocupam lugares de destaque em diversas organizações.

-A Licenciatura em Engenharia Química é uma excelente opção. Quais as suas principais mais-valias?

A Licenciatura em Engenharia Química tem uma longa história de sucesso. Alia, de uma forma ímpar, os conhecimentos teóricos à experimentação laboratorial. Em todos os semestres existe uma unidade curricular laboratorial, onde são executados trabalhos experimentais relacionados com os conteúdos das unidades curriculares desse semestre. No fim do curso, o estudante terá oportunidade de efetuar um estágio curricular numa empresa conceituada, na área da Engenharia Química.

-O que podem os estudantes esperar por parte do corpo docente do ISEP?

O corpo docente é altamente qualificado e sempre empenhado em criar as melhores condições para o sucesso académico dos estudantes.

-A engenharia é uma área com elevada empregabilidade. Que saídas profissionais os estudantes podem adotar?

A Licenciatura em Engenharia Química é um curso de banda larga, que permite aos estudantes o desempenho de variadíssimas funções nas várias áreas da indústria química, alguns exemplos: indústria petroquímica, ambiente, alimentar, têxtil, polímeros, cerâmicos, metalurgia, tintas, vernizes, produtos naturais, entre outras. A formação ministrada permite aos estudantes ingressar em empresas de consultadoria e serviços, realizar trabalhos na área da qualidade e controlo de qualidade, ao nível laboratorial ou industrial. A forte formação de base permite ainda aos estudantes ingressar na área de investigação.

-Há parcerias com empresas de renome? Se sim, quais?

Os estudantes da Licenciatura em Engenharia Química estagiam em empresas de grande sucesso e impacto na área em que o ISEP se insere. Aqui ficam algumas das mais conhecidas do grande público: Galp, Amorim, Sonae Indústria, Rar, CIN, Continental Mabor, Águas do Porto, Lactogal, Symington, Taylors, Monteiro Ribas, entre muitas outras.

-Com este curso os estudantes têm acesso a oportunidades de internacionalização?

Os estudantes podem realizar um semestre, ou mesmo um ano do seu curso em instituições de Ensino Superior no espaço europeu.

-Para rematar, que conselhos gostaria de dar a quem está prestes a ingressar no Ensino Superior?

Estudar, adquirir formação ao nível superior, é nos dias que correm fundamental. Optar por um curso da área da Engenharia e, em particular, na área da Engenharia Química é uma excelente opção que irá abrir as portas de uma profissão aliciante e de sucesso. A Engenharia Química tem contribuído significativamente para mudar o mundo em que vivemos. As próximas gerações de Engenheiros Químicos continuarão na linha da frente para fazer deste planeta um lugar melhor para todos.

BI DO DIRETOR DE CURSO

Paulo Alexandre Pereira da Silva é diretor da Licenciatura em Engenharia Química no ISEP, sendo também membro do Conselho Pedagógico do Instituto. É Doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros e investigador no Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), grupo de I&D do ISEP. As suas principais áreas científicas de interesse são a degradação e caraterização de materiais.