Estudar

Atentado no Mali vitima antigo estudante do ISEP
20-06-2017

Um ataque terrorista perpetrado num centro turístico perto da capital do Mali, Bamaco, vitimou mortalmente o militar e antigo estudante do ISEP, Gil Paiva Benido. O sargento-ajudante, natural de Valongo, integrava o contingente português na Missão de Treino da União Europeia (UE) no país africano.

Segundo uma nota do Exército, citada pela comunicação social, o militar morreu “devido a confrontos ocorridos na sequência de um ataque de elementos rebeldes que provocou outras baixas entre elementos de outros contingentes”. Para além da vítima mortal, outro militar português ficou ferido, mas sem gravidade.

Gil Paiva Benido, de 42 anos, concluiu a licenciatura em Engenharia Química (LEQ) pelo ISEP no ano letivo 2015/2016. “O Gil era um estudante especial, que trabalhava enquanto estudava, pelo que tinha uma enorme capacidade de trabalho e é uma séria perda para todos aqueles que o conheceram, mas, sobretudo, para a família. Foi com muita tristeza que recebemos esta notícia”, lamenta o docente e diretor da LEQ, Paulo Silva.

O militar e antigo estudante do ISEP estava no Mali desde o dia 16 de maio, integrado numa missão que deveria terminar em novembro. O contingente português neste Estado africano, mergulhado numa grave e violenta crise, perfazia um total de dez elementos.

Gil Paiva Benido deixa duas filhas menores, pelo que o ISEP não poderia deixar de lamentar profundamente toda esta situação. O Instituto endereça, desta forma, as suas sentidas condolências a todos os antigos colegas, amigos e familiares.