Estudar

Mestrando em Engenharia Informática brilha nas artes marciais
01-06-2017

Filipe Pinto, estudante do 1.º ano do Mestrado em Engenharia Informática – ramo de Engenharia de Software, destacou-se no 1.º Torneio Universitário de Artes Marciais Inter-Estilos, que teve lugar no passado dia 13 de maio, em Aveiro. O mestrando do ISEP, que já participou em provas internacionais, conquistou uma medalha de prata e outra de bronze.

O jovem começou a competir ainda cedo com apenas dez anos. Atualmente, está ligado à Associação Portuguesa de Artes Marciais (APAM), sediada em Espinho, e é atleta da Federação Portuguesa de Lohan Tao, onde concluiu um curso de treinador de artes marciais do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para ensinar os mais novos.

“A minha arte marcial é Viet Vo Dao, sendo proveniente do Vietname. Trata-se de uma arte marcial tradicional, pelo que engloba defesa pessoal, combate e formas. Desde que comecei a estudar no ISEP [além do Torneio Universitário] participei em três mundiais WAC [World All-Styles Championship] onde ganhei um total de quatro medalhas de ouro e três de bronze”, conta Filipe Pinto.

Com um percurso de sucesso nesta modalidade – ainda pouco conhecida no País –, o jovem multiplica o seu tempo entre os estudos, o trabalho no Departamento de Sistemas de Informação da Parfois (onde ficou após o término dum estágio curricular) e os treinos. Conciliar todas estas atividades não tem sido fácil, de tal modo que teve que diminuir a quantidade de horas semanais para a prática das artes marciais.

“Tive de reduzir a totalidade dos treinos semanais e inscrevi-me em regime parcial no Mestrado em Engenharia Informática para tentar gerir melhor o meu tempo. Destaco que a prática do Viet Vo Dao foi decisiva para a minha formação pessoal e profissional, assim sendo não tenho dúvidas de que seria uma pessoa pior do que sou hoje se nunca tivesse praticado artes marciais”, conclui Filipe Pinto.