Estudar

SOMOS ISEP: Sara Duarte
02-05-2017

Apesar de no início se mostrar reticente, Sara Duarte deixou-se cativar pela área da Geotecnia e pela atmosfera acolhedora da instituição. A estudante do Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente está no ISEP há já cinco anos, onde confessa ter criado laços para a vida. Natural de Gaia, a jovem de 23 anos destaca ainda o prestígio nacional e internacional do Instituto.

-Porque escolheste o ISEP?

Ingressei na Licenciatura em engenharia geotécnica e geoambiente com a ideia de mudar, mas houve diversos aspetos que me fizeram gostar imenso do curso e prosseguir até ao Mestrado, onde me encontro neste momento e que está prestes a terminar. Mas a forte identidade do ISEP teve um papel fundamental nessa decisão, pois tem um elevado prestígio nacional e internacional, bem como uma vertente experimental que me cativou desde logo.

-Como recordas os primeiros tempos?

Foram muito atribulados, uma adaptação difícil devido à minha personalidade reservada, mas vestir a camisola branca foi muito marcante, pois consegui criar laços que posso levar para a vida. Assim, a integração tornou-se muito mais fácil!

-O que mais te fascina no teu curso?

A ótima conjugação da vertente teórica com a prática e ainda a possibilidade de acesso ao terreno, sem esquecer os laboratórios (que não é mais do que transportar uma porção da natureza para dentro do ISEP). Para além disso podermos vir a exercer a profissão em locais únicos, deslumbrantes e complexos como, por exemplo, minas, barragens, taludes, pedreiras, entre outros, ou até um simples afloramento.

-Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?

Nos cinco anos que frequento o ISEP dediquei-me bastante aos estudos, mas houve e há sempre tempo para estar com os amigos, ler e fazer exercício físico.

-Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Como sou uma pessoa tímida existiram alguns episódios caricatos e, até diria, embaraçosos, sendo difícil escolher um!

-Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?

Para lidar com a azáfama do dia-a-dia basta uma boa organização da agenda de trabalho e definir claramente os objetivos, juntado a isto o empenho pessoal.

-Qual o segredo para o sucesso?

Empenho, organização e fazer o que se gosta são três ingredientes essenciais para o sucesso. Claro que não se deve esquecer a conciliação destes ingredientes com momentos de descontração.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

O ISEP aposta no sucesso dos estudantes, no rigor, bem como no acolhimento e no espírito académico. Existe uma aproximação fora do comum, pela positiva, entre os estudantes e os professores.

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Sem dúvida, que é o departamento de engenharia geotécnica, o edifício C, é muito acolhedor e familiar!

-Uma ideia para crescermos mais?

Continuar a apostar na formação dos alunos tanto a nível de hard como de soft skills. Além disso, o ISEP deve continuar a lutar pela exigência e sucesso dos seus estudantes, abrindo ainda mais portas para o futuro!

Perfil

Cinema: The Green Mile (filme de 1999); Morgan Freeman (ator); Scarlett Johansson (atriz) e Steven Spielberg (realizador).

Literatura: Pedro Chagas Freitas (autor).

Música: Queen.

Viagem de sonho: Veneza (Itália).

Gastronomia: Tripas à Moda do Porto.

Lazer: Passear o cão.

Desporto: Futebol.

Se pudesses mudar o mundo: Faria com que todos tivessem igualdade de direitos e oportunidades e proporcionava a Paz Mundial.

Filosofia de vida:  Nunca se arrepender de nada!

ISEP numa palavra: Prestígio.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.