Estudar

SOMOS ISEP: João Pedro Videira
07-03-2017

Nascido e criado no Porto, João Pedro Videira é um dos rostos mais conhecidos no seio da comunidade académica do ISEP, uma vez que é o atual presidente da aeISEP. No entanto, desde cedo que o Instituto está presente na sua vida, devido aos muitos familiares e amigos que por aqui passaram. Apaixonado por Engenharia Mecânica, é nesta sua segunda “casa” que deposita todas as esperanças de alcançar o seu maior sonho: “Chegar a uma equipa de competição automóvel”.

-Porque escolheste o ISEP?

Desde cedo que o ISEP está presente na minha vida. Tenho familiares e amigos próximos cuja formação académica foi feita aqui e hoje ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho. O ISEP apresenta-se como uma instituição líder do Ensino e Investigação em Engenharia, que luta todos os dias para estar nos lugares cimeiros dos rankings.

-Como recordas os primeiros tempos?

Saudade e nostalgia. Estas são as duas palavras que estão sempre associadas ao meu pensamento sobre o meu primeiro ano no ISEP. Vivi experiências que jamais voltarei a viver e, acima de tudo, criei amizades que irei levar comigo para toda a vida.

-O que mais te fascina no teu curso?

A mecânica é para mim a primeira Engenharia. É dela que nascem todas as outras. Não se pode construir um edifício, um sistema elétrico, ou qualquer outra coisa sem que um Engenheiro Mecânico intervenha no processo. Apesar disso, este não foi o principal motivo pelo qual escolhi Engenharia Mecânica. Na verdade, foram os automóveis os grandes responsáveis pela minha escolha. Desde pequeno que ‘vibro’ com as corridas de automóveis e o meu sonho, se um dia trabalhar na área, é conseguir chegar a uma equipa de competição automóvel.

-Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?

Até ao ano transato, além de dirigente associativo, praticava ténis. Atualmente, sou Presidente da Associação de Estudantes do ISEP, e esta “missão”, como gosto de lhe chamar, ocupa praticamente todo o meu tempo, pelo que se torna complicado conseguir manter a “linha”!

-Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

No ano em que ingressei no ISEP, logo no princípio do ano letivo, estava atrasado para uma aula de Física e ao entrar no edifício, achava eu que tinha subido ao segundo andar, e entrei na sala de aula habitual. Inicialmente, estranhei por não conhecer alguns colegas. No entanto, decorreu mais de metade da aula, tomei nota de tudo o que estava a ser lecionado, mas as coisas não estavam a fazer muito sentido... A certa altura, chamei a docente para esclarecer as minhas dúvidas quanto a alguns pontos da matéria dada, e curiosamente, a docente reparou que tinha escrito como tópico “Física” e perguntou-me quem eu era. Acabamos por chegar à conclusão de que aquela não era a minha aula, nem sequer da Licenciatura em Engenharia Mecânica. Naturalmente, após esta conclusão retirei-me da sala repleto de vergonha.

-Qual a receita para se lidar com a azáfama do quotidiano?

A receita aprendi-a ao longo da minha jornada enquanto dirigente associativo. Acredito que saber priorizar todas as questões/situações seja o segredo para se lidar com a azáfama do quotidiano. Acabamos por fazer algumas escolhas difíceis, optando por umas em detrimento doutras. Se existe alguma situação que pode ser resolvida em dois minutos, então, devemos tratar disso na hora, de modo a evitar que caia em esquecimento. Também considero extremamente importante arranjar formas de otimizar o nosso tempo como, por exemplo, adiantar trabalho durante as viagens [casa – ISEP  ISEP – casa] caso nos desloquemos através de transportes públicos, entre outras coisas.

-Qual o segredo para o sucesso?

Empenho, dedicação, determinação, perseverança trabalho, espírito de sacrifício, e acima de tudo, resiliência. Estes são os ingredientes que considero fundamentais para se atingir o sucesso. A resiliência, em regra geral, é o mais importante, porque na grande maioria dos desafios/projetos que idealizamos e nos propomos a cumprir, não conseguimos atingir os objetivos numa primeira tentativa. Como tal, é necessário voltar a tentar, sem nunca desistir.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

Espírito de família, cultura de união, versatilidade, multiculturalidade e excelência.

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

Sem margem para dúvidas, a aeISEP.

-Uma ideia para crescermos mais?

A ideia para crescermos mais passa por se começar a procurar mais Alumni, que ocupem lugares de destaque no mercado de trabalho! Considero que a valorização de 'nós próprios' é extremamente importante e ao abranger esses antigos estudantes é a melhor forma de o fazer.

Perfil

?Cinema: O filme “Velocidade Furiosa” e o ator Jason Statham.

Literatura: Fernando Pessoa.

Música: Sting.

Viagem de sonho: Cambodja.

Gastronomia: Bacalhau com Natas.

Lazer: A melhor rede social – uma mesa cheia amigos.

Desporto: Ténis.

Se pudesse mudar o mundo: Mudava a educação. É a melhor arma para o fazer.

Filosofia de vida: Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.

ISEP numa palavra: Casa.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais do que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.