Outro

SOMOS ISEP: Tiago André Abreu
22-02-2017

Nascido em Vila Nova de Famalicão, Tiago André Abreu cedo mudou-se para a cidade histórica de Barcelos, do famoso dramaturgo Gil Vicente. Especialista na temática de Hidráulica Marítima, atualmente é o diretor do Departamento de Engenharia Civil (DEC). O Museu do ISEP é o seu canto favorito, destacando a qualidade do seu espólio e das explicações detalhadas da museóloga Patrícia Costa. Desafiado a caraterizar o Instituto numa só palavra, não hesitou: “Histórico.”

-Quando entrou no ISEP? E como recorda esses tempos?

Entrei para o ISEP em dezembro de 2013, no âmbito de um concurso público para Professor Adjunto. Recordo claramente a minha entrada, pois fui muito bem acolhido pelos meus colegas.

-O que mais o fascina naquilo que faz?

Gosto bastante do trabalho que faço. Isto porque, a nível do Ensino Superior, considero muito gratificante poder desenvolver os meus conhecimentos em Engenharia, bem como de poder partilhá-los com estudantes que procuram esse conhecimento técnico. Além disso, a possibilidade de conciliar a investigação com a docência torna o trabalho ainda mais aliciante.

-Quer partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?

Na última edição das jornadas “Grandes Desafios da Engenharia Civil”, o homenageado, Prof. Pinto Ferreira, de quase 90 anos de idade, disse a um dos convidados palestrantes que se recordava dele enquanto estudante e descrevendo-o como um “malandro”.

-Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?

Trabalhar de forma séria e consciente durante o dia, aproveitando os tempos livres para praticar desporto com regularidade e estar com os amigos e familiares.

-Qual o segredo para o sucesso?

Dedicação ao trabalho, boa disposição, equipa de trabalho valorosa, indiferença à calúnia e gosto pela partilha de conhecimento e pelo contacto com estudantes.

-Que aspetos diferenciam o ISEP?

O ISEP é uma instituição de ensino ímpar a nível nacional, possuindo uma história única que a posiciona entre as melhores instituições de Ensino Superior.

-Qual o melhor canto e recanto desta casa?

O Museu do ISEP é, sem dúvida, o local que mais me fascina. Contemplar a preciosa coleção de instrumentos científico-didáticos, tal como ouvir as explicações detalhadas da museóloga Dr.ª Patrícia Costa desperta o interesse dos visitantes.

-Uma ideia para crescermos mais?

Se houver respeito, bom senso e entreajuda entre as pessoas, estou certo que todos cresceremos um pouco mais.

-Houve algum membro do ISEP que o tivesse marcado? Porquê?

Sim, há duas situações. A primeira, quando o Prof. Carlos Félix me convidou para integrar a equipa de Direção do Mestrado em Engenharia Civil. Conhecendo as suas qualidades humanas e científicas, foi um prazer receber o seu convite porque estava há pouco tempo a exercer funções no ISEP. A segunda, quando convidei os Professores José Pinto Faria e José Filinto Trigo para integrarem a equipa da Direção de Departamento. A sua aceitação foi para mim um motivo de grande alegria, porque tenho-os como pessoas muito valorosas e de grandes qualidades.

Perfil

Cinema: O filme “August Rush”, dirigido por Kirsten Sheridan, escrito por Nick Castle, James V. Hart, Kirsten Sheridan e Paul Castro, e produzido por Richard Barton Lewis.

Literatura: O meu livro favorito é “La Symphonie pastorale”, de André Gide.

Música: Concerto para violino e orquestra (Tchaikovsky) em Ré Maior, Op. 35.

Viagem de sonho: Visitar a ‘cidade perdida dos Incas’, Machu Picchu.

Gastronomia: Arroz de lampreia.

Lazer: Desporto, música, leitura, convívio com amigos e família.

Desporto: Natação.

Se pudesse mudar o mundo: Acabaria com as guerras e a fome.

Filosofia de vida: Valorizar cada dia.

ISEP numa palavra: Histórico.

A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.