Estudar

Estagiário do ISEP cria na EFACEC módulo eletrónico para sinalização ferroviária
20-02-2017

Tiago Coelho, recém-licenciado em Engenharia Eletrotécnica de Computadores, concebeu um módulo de controlo para sinais ferroviários, que está agora em vias de ser implementado pela EFACEC. Este trabalho decorreu no âmbito da unidade curricular Projeto/Estágio. O sucesso foi de tal ordem que o estudante do ISEP foi convidado a integrar os quadros da empresa.  

O projeto surgiu da necessidade de se alterar, ou desenvolver de raiz, a interface entre o controlador eletrónico de um encravamento e/ou passagem de nível e os sinais ferroviários. O objetivo passou, assim, por criar um protótipo capaz de comandar e monitorizar o estado individual das lâmpadas de sinais ferroviários, os quais têm como função de informar o condutor sobre se tem ou não autorização para prosseguir o movimento do veículo.  

“Apesar de à primeira vista parecer algo simples, o projeto adquire complexidade devido à sua aplicação em sistemas com requisitos de segurança funcional bem caraterizados, onde o nível de exigência é elevado e um conjunto significativo de normas europeias têm que ser cumpridas. Por exemplo, estas normas regulam os mais variados aspetos técnicos e funcionais como os níveis de imunidade ou emissão eletromagnética, a definição dos critérios de fiabilidade e segurança, entre outros”, explica Tiago Coelho. 

Milhares de pessoas utilizam diariamente os transportes ferroviários. Por isso, há uma constante preocupação com a segurança, fiabilidade e disponibilidade dos sistemas operacionais. De facto, e com base nessas premissas, tem-se assistido a alguns desenvolvimentos no setor, nomeadamente na evolução dos sistemas tradicionais de controlo baseados em relés eletromecânicos para sistemas de controlo eletrónicos. Neste caso, a aposta da EFACEC centrou-se na conceção de uma solução própria, adquirindo especial pertinência o trabalho desenvolvido pelo estudante do ISEP. 

“O projeto diferencia-se pelos processos envolvidos, pelas funcionalidades implementadas num único módulo e pelos parâmetros atingidos a nível de fiabilidade, disponibilidade e segurança. De realçar, também, o facto de constituir uma solução desenvolvida com o objetivo de ser aplicada à sinalização ferroviária e não adaptada a este propósito”, esclarece Tiago Coelho. 

O protótipo entrou agora na fase de testes, tendo sido detetadas algumas necessidades de ajuste e oportunidades de melhoria. Após a implementação destas alterações e conclusão com sucesso dos testes finais, o produto será integrado nas soluções de sinalização eletrónica da EFACEC. 

Atualmente, o estudante está a frequentar o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no ramo de Sistemas e Planeamento Industrial. Em simultâneo, Tiago Coelho está a trabalhar na Unidade de Negócios de Transportes da EFACEC, como membro da Equipa de Sinalização Ferroviária. O trabalho mencionado foi avaliado em 19 valores, sob orientação académica dos docentes José Tenreiro Machado e Alexandra Galhano, e coordenação curricular de Nuno Amaral. 

Com a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o ISEP forma profissionais para as áreas dos computadores, robótica e telecomunicações. O curso tem uma forte componente prática e um método de ensino-aprendizagem dinâmico, que desenvolve conhecimentos nas ciências base e explora tendências emergentes ao nível dos circuitos eletrónicos, tecnologias de rede, automação e sistemas digitais.