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Dissertação de Mestrado motiva publicação em jornal britânico especializado
10-02-2017

Ricardo Costa, recém-Mestre em Engenharia Mecânica pelo ISEP, publicou no início do mês de fevereiro um artigo na conceituada publicação britânica “The International Journal of Advanced Manufacturing Technology”, da Springer. A aprovação desta submissão é fruto do sucesso da sua dissertação de Mestrado, na qual concebeu um equipamento flexível para montagem de conjuntos para limpa para-brisas de automóvel.

A ideia para o projeto surgiu da vontade do estudante em trabalhar em algo estritamente conectado às necessidades reais do mundo empresarial. Neste sentido, e em parceria com a Delfingen, em Vila Nova de Gaia, desenvolveu um protótipo com o objetivo de aumentar a automatização e as taxas de produção da empresa, especializada no mercado automobilístico.

“Sendo os kits dos limpa para-brisas construídos em alumínio ou polímeros, que são materiais bastante rígidos e fixos ao chassi do automóvel, o que poderia originar elevados níveis de ruído aquando do seu funcionamento, torna-se necessário evitar ou reduzir tal efeito. Para tal, são montados nas carcaças desses kits borrachas e casquilhos metálicos, podendo estes ser redondos ou ovais. Note-se que estas carcaças possuem uma geometria bastante complexa e particular”, explica Ricardo Costa.

Assim sendo, o equipamento desenvolvido teria de se adaptar inicialmente à referência a produzir. Então, a solução encontrada passou pela utilização de alimentadores vibratórios, com capacidade de se adaptarem angular e verticalmente. É de salientar o facto de o equipamento desenvolvido permitir uma adaptação a um leque bastante diferenciado de referências. No entanto, apenas se destaca no setor automóvel, uma vez que foi desenvolvido especificamente para o mesmo.

 “Os objetivos estipulados pela empresa foram cumpridos no equipamento desenvolvido como, por exemplo, o requisito de uma cadência de produção de mil peças/hora, o que se traduziu numa melhoria da taxa de produção em aproximadamente 600 por cento. Além disso, acrescente-se o cumprimento da exigência de uma grande flexibilidade, uma vez que existem mais de 30 referências diferentes a produzir nesse mesmo equipamento”, frisa o mentor do trabalho.

Tal como mencionado acima, o projeto visa uma automatização dos serviços, mais especificamente, na montagem de conjuntos para limpa para-brisas de automóvel. “No entanto, é necessário salientar que a mão-de-obra humana terá sempre que existir, visto ser necessário proceder-se às tarefas de alimentação e controlo dos equipamentos. A par disso, podemos considerar este equipamento como algo totalmente inovador. No setor automóvel, não existe nada semelhante ao desenvolvido. Além disso, este modelo está preparado para se adaptar às novas referências que poderão surgir”, acrescenta Ricardo Costa.

Convém destacar também que, para além da publicação de um artigo no “The International Journal of Advanced Manufacturing Technology” com edição electrónica em 4 de fevereiro de 2017, Ricardo Costa apresentou o seu projeto na Coreia do Sul no âmbito da FAIM2016 (The 26th International Conference on Flexible Automation & Automation & Intelligent Manufacturing, Korea Science and Technology Center). Nota ainda para o facto de a dissertação de Mestrado, coordenada pelo docente Francisco Silva e coorientada pelo docente Raul Campilho, ter sido avaliada em 19 valores por um Professor Catedrático da FEUP.

O Mestrado em Engenharia Mecânica do ISEP constitui uma especialização multifacetada que permite aos estudantes aprofundar conhecimentos em uma de quatro diferentes vertentes da Engenharia Mecânica: Construções Mecânicas, Energia, Gestão Industrial ou Materiais e Tecnologias de Fabrico. O curso pretende conferir igualmente uma componente prática acentuada para evidenciar o saber fazer.