Estudar

Mestrado em Engenharia Mecânica celebra novo acordo de dupla titulação no Brasil
03-02-2017

A Direção do Mestrado em Engenharia Mecânica (MEM) do ISEP celebrou, no decorrer do mês de janeiro de 2017, um novo acordo de dupla titulação com o UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas, em Minas Gerais, Brasil. O protocolo prevê a receção de dois estudantes em ambas as instituições.

“Obviamente, o reconhecimento do curso será melhorado através de cada uma das parcerias internacionais. Mas, sem dúvida, a nossa ambição passa também por criar parcerias com outras instituições europeias de renome e nos Estados Unidos da América. Assim sendo, pretendemos que a internacionalização se faça mais pela via da qualidade, em detrimento da quantidade”, afirma o diretor do MEM, Francisco G. Silva.

De salientar que os estudantes do ISEP selecionados para realizarem um intercâmbio com o UNIS beneficiarão de algumas vantagens, nomeadamente a isenção do pagamento da estadia e parte das despesas relativas à alimentação, que serão asseguradas pela instituição brasileira.

A presença do MEM no Brasil sai reforçada, visto que já existia uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP). No entanto, o docente Francisco G. Silva aponta algumas sugestões, no sentido de se dinamizar ainda mais a estratégia de internacionalização institucional como, por exemplo, a disponibilização em “formato bilingue do Portal e respetiva documentação a tratar pelos estudantes”, entre outras.

O Mestrado em Engenharia Mecânica do ISEP constitui uma especialização multifacetada que permite aos estudantes aprofundar conhecimentos em uma de quatro diferentes vertentes da Engenharia Mecânica: Construções Mecânicas, Energia, Gestão Industrial ou Materiais e Tecnologias de Fabrico. O curso pretende conferir igualmente uma componente prática acentuada para evidenciar o saber fazer.