Diogo Pimentel tem na equitação a sua grande paixão desportiva. Apesar disso, o estudante sempre soube que o seu futuro passaria pela área de engenharia, interesse que herdou doutra geração. A frequentar a Licenciatura em Engenharia Civil, o jovem dedicou-se ao associativismo como presidente da Associação de Estudantes do ISEP (aeISEP). Sobre a instituição, destaca o ambiente único e o elevado espírito de união.
-Porque escolheste o ISEP?
Sempre achei que o meu futuro estava ligado à engenharia. Para além disso, o meu pai também se formou aqui no ISEP. Portanto, a escolha foi óbvia.
-Como recordas os primeiros tempos?
Recordo os primeiros tempos com imensa saudade. O fascínio e a liberdade que os meus pais me deram também.
-O que mais te fascina no teu curso?
A ideia de um dia projetar o maior arranha-céus do mundo.
-Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?
Já me dediquei à Tuna Académica e agora ao associativismo, mais concretamente na aeISEP. Cheguei a praticar ainda equitação, mas tive que fazer uma pausa, devido à falta de disponibilidade, contudo será sempre uma paixão minha.
-Queres partilhar algum episódio caricato passado no ISEP?
Lembro-me de no meu primeiro ano faltar a uma aula de manhã. Quando cheguei ao ISEP, alguns colegas perguntaram-se porque tinha faltado, ao que respondi que me tinha ficado a dormir. Depois, comentaram que a minha ausência tinha sido notada, mas não mostrei preocupação, tendo-lhes dito que mais tarde me iria justificar dizendo que estava doente. O engraçado foi reparar que atrás dos meus colegas estava a docente em causa, que ouviu tudo. Acho que o sermão durou meia hora.
-Qual a receita para lidar com a azáfama do quotidiano?
Acabei por aprender que devemos ser nós a controlar o nosso calendário, a nossa agenda, e não o contrário. Dizer não é algo perfeitamente normal e aceitável.
-Qual o segredo para o sucesso?
Não é nenhum segredo: trabalho.
-Que aspetos diferenciam o ISEP?
O ambiente e espírito de união.
-Qual o melhor canto e recanto desta casa?
Sem dúvida, a aeISEP.
-Uma ideia para crescermos mais?
Considerar a diversidade de estudantes que existem no Instituto. Desde trabalhadores-estudantes a atletas, estudantes mais carenciados ou com necessidades especiais, é preciso tratar cada um de acordo a sua individualidade específica.
Perfil
Cinema: “The Godfather”, filme de Francis Ford Coppola. O realizador conseguiu transformar um grande livro num grande filme.
Literatura: “Omertá”, da autoria de Mario Puzo
Música: Muitos, por isso não consigo enumerar preferências
Viagem de sonho: Estados Unidos da América
Gastronomia: Arroz de cabidela
Lazer: Viajar
Desporto: Equitação, como é óbvio
Se pudesses mudar o mundo: Substituía o radicalismo pelo racionalismo. Isto não só relativamente à religião, raça ou género – que agora são os temas frequentemente mais associados –, mas a todos os aspetos do comportamento humano.
Filosofia de vida: Se não te faz feliz, deixa
ISEP numa palavra: Orgulho
A rubrica SOMOS ISEP pretende dar a conhecer alguns dos rostos que integram a nossa comunidade. Sendo muito mais que uma instituição de Ensino Superior, o ISEP é também uma segunda casa para milhares de pessoas. Estudantes, docentes e colaboradores enriquecem diariamente o Instituto. Este novo espaço destina-se, assim, a cada um dos membros da família ISEP.