Estudar

Estudante projeta controlador semafórico de acessos a passagens estreitas
24-11-2016

Rogério Neves, recém-licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo ISEP, criou recentemente um projeto para controlar o acesso de veículos a vias estreitas. O sistema semafórico dispõe de vários modos de funcionamento e pode ser implementado de forma simples, com recurso a computador, na gestão de entradas em parques de estacionamento ou garagens.

Sob a orientação académica do docente Lino Figueiredo e do engenheiro Antonio Theriaga, da Fernando L. Gaspar, S.A. (FLG) – onde foi desenvolvido e aplicado o resultado final do trabalho –, o estudante do ISEP obteve a excelente classificação de 19 valores. A ideia base foi apresentada ao Departamento de Sistemas de Gestão de Tráfego da FLG e visou substituir o anterior produto da empresa, que se encontrava obsoleto a nível tecnológico e de rigor ambiental.

“Como projeto foi desenvolvido o controlo de veículos a passagens estreitas, possuindo diversos modos de implementação e funcionamentos padrão, que cobrem a maioria dos casos práticos de aplicação identificados no mercado. Também se concebeu uma ferramenta de configuração e parametrização do controlador, tendo em vista a redução significativa dos conhecimentos necessários ao técnico instalador”, explica Rogério Neves, mentor do sistema e profissional na empresa FLG.

O projeto apresenta como mais-valias “o facto de ter um controlador adaptável às condições físicas comuns de cada instalação, bem como ter embebido no seu firmware os casos típicos de controlo de tráfego necessários transversais aos mais variados tipos de arquiteturas dos parques, sendo evolutivo o seu leque de possibilidade de implementações”, conta o recém-licenciado em Engenharia Eletrotécnica  e de Computadores.

Segundo o estudante, além da principal proposta apresentada, iniciaram-se os desenvolvimentos de outras ferramentas e funções que virão a integrar uma solução mais global, nomeadamente: “Uma página web com sistema de configuração e monitorização remota; modo de funcionamento que permita, a par do controlo das vias estreitas, gerir a capacidade integral de um parque e casos de aplicação mais dedicados como sistemas de contagem de viaturas na via pública com possibilidade de comunicação para equipamentos externos. Para além disso, é apresentada no mercado como uma solução económica bastante mais competitiva”

Após a conclusão do projeto, deu-se início a um processo de certificação interna na FLG que visa, sobretudo, o refinamento do produto principalmente ao nível de software. Convém salientar que, a solução final apresentada possibilita uma evolução para futuros projetos sem necessidade de grande investimento. Desta forma, e tendo em conta o contexto de mercado atual, prevê-se que os trabalhos de melhoria envolta deste sistema semafórico sejam uma constante.

Com a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o ISEP forma profissionais para as áreas dos computadores, robótica e telecomunicações. O curso tem uma forte componente prática e um método de ensino-aprendizagem dinâmico, que desenvolve conhecimentos nas ciências base e explora tendências emergentes ao nível dos circuitos eletrónicos, tecnologias de rede, automação e sistemas digitais.