Estudar

Estudante desenvolve aplicação capaz de evitar o trânsito
11-11-2016

Atualmente, Alexandra Silva está a realizar um estágio profissional na Índia. Todavia, antes da sua primeira grande aventura profissional, destacou-se no ISEP com o seu projeto final de Licenciatura em Engenharia de Sistemas: o desenvolvimento de uma aplicação Android com capacidade de tracking, que faz a monitorização e o registo de trajetos via automóvel, dependendo das caraterísticas da viagem.

Com a orientação académica de Elsa Ferreira Gomes, docente do ISEP, a estudante obteve a excelente classificação de 19 valores, no âmbito da unidade curricular Projeto/ Estágio Curricular. O objetivo principal do trabalho consistiu na criação de um sistema que possibilitasse não só a leitura de itinerários com base em critérios de distância e duração, mas também que fosse suscetível de evitar os constrangimentos do tráfego rodoviário.

“Por exemplo, para um trajeto casa-trabalho, o caminho feito às 8 horas poderá ser diferente daquele feito às 18 horas. Supondo que existam cinco caminhos para um mesmo trajeto, a aplicação recomendará sempre um roteiro efetuado num mesmo dia, gravado a menos de uma hora de diferença da atual e com a menor duração possível”, explica a recém-licenciada em Engenharia de Sistemas, Alexandra Silva.

A ideia para o projeto surgiu da necessidade de se encontrarem soluções no mercado capazes de evitarem a tendência do aumento do congestionamento. Por outro lado, a informação de trânsito é desejável para as empresas de desenvolvimento de software. “Isto porque, cada indivíduo nos países desenvolvidos possui pelo menos um gadget, seja um smartphone, ou um tablet; todos são provavelmente acessíveis enquanto o utilizador está congestionado. Assim, é aberta uma oportunidade de negócio para a criação de aplicações de tráfego em dispositivos móveis”, salienta a estudante do ISEP.

Uma das mais-valias da aplicação desenvolvida por Alexandra Silva reside na possibilidade de personalização total dos trajetos, efetuando recomendações em função dos hábitos do utilizador, bem como a hora e o dia em que se executam esses itinerários. Deste modo, o sistema consegue sugerir as melhores soluções possíveis para diferentes cenários: dias de semana e até feriados.

“Apesar do produto final corresponder aos objetivos propostos, optou-se por não se partilhar o projeto na PlayStore. O trabalho foi, sem dúvida, desafiante em todos os sentidos, englobando tecnologias que nunca tinha abordado antes. O sucesso deveu-se essencialmente à perseverança, à capacidade de aprender rapidamente e ao autodidatismo”, remata a jovem natural da Póvoa de Varzim.

A Licenciatura em Engenharia de Sistemas oferece a todos os seus estudantes uma abordagem interdisciplinar, envolvendo o levantamento de necessidades, planeamento, desenvolvimento e análise de sistemas que transformem conceitos em produtos e serviços de elevada qualidade. Entre outros aspetos, este curso do ISEP concentra-se na criação e gestão de estruturas de desenvolvimento de processos para responder às necessidades do mercado e apoiar a competitividade das organizações.