Ana Sofia Pinheiro, de 20 anos, destacou-se no departamento de gestão de projetos do Grupo Nors. Fruto dessa experiência, a estudante do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) obteve a excelente classificação de 19 valores no âmbito da unidade curricular Projeto/ Estágio Curricular da Licenciatura em Engenharia de Sistemas.
Sob a orientação do docente do ISEP Francisco Silva, o trabalho intitulado “Melhoria da Metodologia de Gestão de Projetos – SharePoint e Documentação” incidiu-se, sobretudo, no aperfeiçoamento do sistema informático utilizado nas suas mais diversas valências. O SharePoint é um programa onde se armazena e se compartilha informação de forma segura através de um servidor.
Segundo Ana Sofia Pinheiro, a utilização do SharePoint é “recente para o setor de gestão de projetos do Grupo Nors, sendo que a versão disponibilizada pela empresa é um pouco antiga, facto que trouxe algumas dificuldades para a otimização do software”. Embora os seus trabalhos tenham decorrido em ambiente de teste, verificaram-se algumas sugestões enriquecedoras.
“Na perspetiva da gestão de projetos as mais-valias são, por exemplo, a redução do tempo gasto na atualização do sistema e a capacidade de gerar certas informações automáticas [quantidade de projetos ativos por gestor, projetos que estão em risco de atraso]. Ao nível do cliente também surgem melhorias, isto porque para além de um ambiente menos confuso, tem a sua própria perspetiva da informação, a qual surge de forma mais simplificada relativamente à do gestor”, explica a estudante do ISEP, que frequenta atualmente o Mestrado em Engenharia Mecânica – Gestão Industrial.
Além dos aspetos acima mencionados, registaram-se outras vantagens associadas ao desenvolvimento do projeto: “Foi criado um ambiente limpo e fácil de trabalhar, onde foi aplicada uma variedade enorme de padrões para a gestão de projetos [desde a metodologia utilizada até algumas funcionalidades mais simples como controlar automaticamente versões de documentos], dos quais o SharePoint depende diretamente. A criação dos padrões [que não existia anteriormente] foi crucial para manter um ambiente organizado e coerente.”
Neste contexto, entende-se que o projeto surgiu da necessidade de se procederem a atualizações do sistema informático utilizado pela empresa. Desta forma, e tendo por base algumas das melhorias propostas, os gestores passam a dispor de “mais tempo para o acompanhamento e resolução dos projetos em si. Além disso, poderá melhorar também a relação dual entre gestão de projetos e clientes”, acrescenta Ana Sofia Pinheiro.
Com a Licenciatura em Engenharia de Sistemas, o ISEP oferece a todos os seus estudantes uma abordagem interdisciplinar, que se concentra na criação e gestão de estruturas de desenvolvimento de processos. Neste curso, em particular, privilegia-se o cruzamento de conhecimentos de engenharias clássicas com uma sólida formação em ferramentas de informática, matemática aplicada e gestão. A Licenciatura em Engenharia de Sistemas do ISEP foi desenhada em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP).