Estudar

Projeto de estudante do ISEP implementado na DouroAzul
07-11-2016

O projeto final de Licenciatura de Andreia Freitas, no âmbito do curso de Engenharia de Sistemas do ISEP, desenvolveu-se com base na sua experiência curricular na DouroAzul. A jovem colaborou diretamente na melhoria do funcionamento de sistemas de planeamento e gestão dos Departamentos de Manutenção e de Operações.

Reconhecida internacionalmente, a DouroAzul é uma das mais conceituadas empresas inseridas no setor turístico em Portugal. Neste contexto, e sob o tema “Melhoria contínua em processos de manutenção e operações”, que contou com a orientação académica da docente Susana Nicola, a estudante do ISEP dividiu o seu tempo entre os departamentos supramencionados. No final, o trabalho foi reconhecido pela obtenção da classificação de 19 valores.

Entre os objetivos propostos e alcançados pelo projeto constam, por exemplo, a análise do software MX Suite Mastex, responsável pelo planeamento e gestão da manutenção dos navios através da utilização de um sistema ERP, e a implementação de melhorias no mesmo. Também se registaram positivamente outras metas, nomeadamente a análise dos processos ao nível logístico no que respeita aos planos de viagem e a otimização do abastecimento de fornecedores. “O desenvolvimento do projeto obteve, assim, bastante sucesso”, explica Andreia Freitas.

De facto, e segundo a jovem, algumas das suas sugestões acabaram mesmo por virem a ser incluídas nos processos da empresa. “Quanto ao Departamento de Manutenção a melhoria implementada reduziu em 84 por cento o tempo de execução da checklist efetuada no software, permitindo uma maior gestão semanal. Por sua vez, no Departamento de Operações fez-se a otimização do plano de abastecimentos referente a um dos fornecedores, bem como a retificação quanto a alguns planos de viagem”, conta.

Além dos objetivos iniciais, foram elaboradas tarefas adicionais que acrescentaram valor para a empresa, nomeadamente “ao nível da aplicação de gestão visual no sistema de arquivos no Departamento de Manutenção e a elaboração de planos para formações e de emergência para encomendas no Departamento de Operações”, salienta a estudante.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Engenharia Mecânica – ramo de Gestão Industrial, Andreia Freitas está já a pensar nos próximos passos, apontando como possíveis trabalhos futuros: “A maximização da melhoria implementada e criação de um inventário no software MX Suite Mastex e a melhoria na programação dos planos de viagem e otimização dos planos de viagem e de abastecimento de mais fornecedores.”

O curso em Engenharia de Sistemas privilegia uma abordagem interdisciplinar, envolvendo o levantamento de necessidades, planeamento, desenvolvimento e análise de sistemas que transformem conceitos em produtos e serviços de elevada qualidade. Esta oferta formativa do ISEP concentra-se, então, na criação e gestão de estruturas de desenvolvimento de processos para responder às necessidades do mercado e apoiar a competitividade das organizações, tal como é exemplo o projeto supramencionado.