O arranque do ano letivo é sinónimo da chegada de centenas de novos estudantes ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), incluindo um crescente número proveniente de outros países. O ISEP preparou, como habitualmente, diversas iniciativas para acolher os mais recentes membros da sua comunidade, nomeadamente a Welcome Week.
Direcionado para os estudantes internacionais e de mobilidade, o evento decorreu entre os dias 12 e 16 de setembro. Com o objetivo de facilitar o processo de integração, o Gabinete de Relações Externas concebeu um programa repleto de atividades: visitas guiadas às instalações do ISEP; palestras de saúde e segurança; sessões subordinadas a temas como os desafios de integração, as plataformas de sistemas de software do ISEP e/ou os procedimentos de mobilidade; momentos de convívio através, por exemplo, da realização de um evento desportivo.
“Participei em algumas atividades da Welcome Week. Considero ter sido útil, uma vez que nos deram o máximo de informação necessária. Fiquei surpreendido por se preocuparem tanto connosco”, contou Robert, de 23 anos, a frequentar Energias Sustentáveis. O estudante oriundo da Estónia acrescentou também: “Foram muitas as indicações dadas, por exemplo, os vários contactos telefónicos disponibilizados para casos de emergência.”
Este ano, os novos estudantes de mobilidade incoming provêm de 20 países distintos, desde a Europa à América do Sul, incluindo ainda a Ásia. “Face ao período homólogo, verificamos uma subida de 45 por cento no número de estudantes que escolhem o ISEP para fazer uma parte do seu percurso académico”, destacou a coordenadora da Divisão de Cooperação e Imagem, Alexandra Trincão.
O interesse internacional em torno do ISEP está em amplo crescimento. Quando questionados sobre os motivos que levaram à sua escolha alguns estudantes mencionaram a excelente reputação do instituto. Além desse fator, houve ainda quem aludisse aos comentários positivos baseados nas experiências anteriores de colegas do seu país. “Optei pelo ISEP, sobretudo, devido aos relatos dos meus amigos, que estiveram cá e me falaram muito bem”, explicou Hanna, da Polónia, a realizar um projeto em Engenharia Biomédica.
A simpatia das pessoas surge também entre os fatores apontados como determinantes para a preferência pelo ISEP. “Escolhi Portugal porque as pessoas são acolhedoras, o clima é bom, e espero aprender muito”, revelou Pepe, de 20 anos, proveniente de Espanha. Por sua vez, Maíra, natural do Rio de Janeiro, acrescentou: “Fui muito bem-recebida e achei o Porto uma cidade linda. Espero sair daqui a saber muito mais de engenharia.”
A mobilidade de estudantes continua a ser uma dimensão importante na política e na estratégia institucional do ISEP, sendo que os números mais recentes apontam para uma crescente atratividade e uma consolidação da imagem externa do instituto.