Fábio Carvalho licenciou-se recentemente no curso de Engenharia de Sistemas do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). O jovem, de 21 anos, destacou-se pelo desenvolvimento do projeto “ITLog iOS Mobile App” no âmbito da disciplina Projeto/Estágio Curricular, obtendo a distinta classificação de 19 valores. Atualmente, está a trabalhar em regime integral no local onde estagiou – a ITSector S.A, empresa de desenvolvimento de software, fundada em 2005 e criada para fornecer o Mercado IT com soluções de valor acrescentado.
O estágio curricular do Fábio Carvalho decorreu entre março e julho de 2016, sob a orientação académica do docente do ISEP, Alberto Sampaio. O projeto teve sempre como principal objetivo emular da melhor forma possível o portal web ITLog, o qual é utilizado há vários anos pelos colaboradores da empresa. Desta forma, e com a perspetiva de tornar o canal portátil, surgiu a necessidade de desenhar uma aplicação móvel criada de raiz.
Segundo o autor do projeto, “tornou-se difícil a integração de todas as variadas funcionalidades presentes no portal web no período proposto. Então, foram destacadas as valências mais utilizadas para que apenas essas fossem disponibilizadas na aplicação móvel. Assim, os colaboradores passaram a ter um controlo mais direto sobre os projetos em que estão integrados, bem com sobre a imputação das suas horas diárias de trabalho”.
O projeto desenvolvido por Fábio Carvalho consistiu na criação e implementação de uma aplicação móvel para dispositivos iOS (iPhone e iPad). Neste contexto, os colaboradores da ITSector S.A. conseguem aceder mais facilmente ao portal da empresa, quer estejam dentro ou fora do País. O sucesso foi de tal ordem que se perspetiva já a preparação de uma futura segunda iteração do “ITLog iOS Mobile App”, que objetivará a adição de mais funcionalidades. No final do estágio curricular, o jovem foi convidado a ficar e a abraçar o seu primeiro grande desafio profissional.
A Licenciatura em Engenharia de Sistemas do ISEP forma profissionais com conhecimentos de engenharias clássicas (eletrotécnica, mecânica e química), sem descurar uma sólida formação em ferramentas de informática, matemática aplicada, entre outras competências específicas. Este curso foi desenhado em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e segue as boas práticas internacionais do modelo do CDIO, privilegiando a capacidade de conceber, desenvolver, implementar e operar.