Natural de Leiria, Eva Silva deixou a sua terra natal para trás e mudou-se para o Porto. Longe da família e, consequentemente, da sua zona de conforto, a estudante de 19 anos rapidamente se deixou fascinar por esta nova etapa da sua vida, pela arquitetura e beleza da cidade Invicta. Satisfeita com a forma como foi acolhida, a jovem fala do seu primeiro ano no curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
-Porquê o ISEP?
Escolhi o ISEP, principalmente, devido à componente prática do seu ensino. Assim sendo, isso permitir-me-á ficar melhor preparada para ingressar no mercado de trabalho.
-Quais os motivos que te levaram a apostar neste curso?
O meu interesse e fascínio pelas áreas de automação e robótica levaram-me a escolher este curso. Então, achei que esta seria a escolha mais indicada para me conferir as bases necessárias e um dia conseguir exercer na área que pretendo.
-O que mais te fascina na área?
Neste aspeto, tenho que voltar a frisar as especialidades de automação e robótica.
-A Licenciatura está a corresponder às tuas expetativas? E o ISEP?
Apesar de ainda estar no primeiro ano curricular, por enquanto, o curso e o ISEP estão a corresponder às minhas expetativas.
-Como é viver e estudar no Porto?
Sair de casa correspondeu a uma etapa muito diferente da minha vida. Ter de estudar e ao mesmo tempo cuidar de mim. No entanto, senti-me logo acolhida pelas pessoas desta cidade nortenha, cidade essa muito bonita, tanto pela sua arquitetura como também pela História.
-Que factos têm marcado mais esta experiência?
O que mais me marcou foi mesmo ir morar para uma cidade diferente e estar longe da família e dos amigos, melhor dizendo fora da minha zona de conforto. Porém, consegui ultrapassar isso rapidamente com a ajuda e o apoio das pessoas que conheci no Porto e que estavam a passar pelo mesmo que eu.
-Para finalizar, que conselhos gostarias de dar a quem está prestes a ingressar no Ensino Superior?
O conselho que acho mais relevante é saber separar o tempo. É importante ter tempo para estudar, descansar, estar com os amigos e também para praticar algum tipo de exercício físico, não esquecendo claro das suas obrigações.