Gabriel Santos obteve com distinção o grau de mestre em Engenharia Informática – Tecnologias do Conhecimento e Decisão no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), tendo a sua tese sido avaliada com 20 valores. Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito de vários projetos do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento), sob a coordenação da docente Zita Vale.
Subordinado ao tema “Ontologies for the interoperability of multi-agent electricity markets simulation platforms” (em Português, “Ontologias para a interoperabilidade entre plataformas de simulação multi-agente dos mercados de eletricidade”), o trabalho incidiu, entre outros aspetos, à melhoria do MASCEM – simulador multi-agente de mercados competitivos de eletricidade, que tem vindo a ser desenvolvido desde 2003.
Assim sendo, esta tese teve por base a crescente complexidade dos mercados de energia elétrica que, hoje em dia, apresentam algumas particularidades. “Tais caraterísticas são resultado da sua reestruturação e evolução a escalas regionais e, por vezes, até continentais. A constante imprevisibilidade da área aumentou a necessidade de as entidades nela intervenientes preverem o seu comportamento. Os reguladores precisam testar e detetar ineficiências nos algoritmos do mercado antes de serem implementados”, explica Gabriel Santos.
Também é preciso ter em conta, além das informações supramencionadas, que os agentes compradores e vendedores precisam de compreender o comportamento do mercado e o seu modo de operação, objetivando a maximização dos seus lucros ou a minimização dos seus custos. Desta forma, justifica-se o crescimento do uso de ferramentas de simulação, perspetivando-se uma melhor apreensão destes mecanismos e de como as interações entre as entidades intervenientes afetam os resultados dos mercados.
Segundo o mentor do projeto, “com as constantes atualizações que o MASCEM tem acomodado, o seu ambiente tornou-se excessivamente complexo, revelando a fragilidade da sua arquitetura e da plataforma da comunicação dos agentes. Deste modo, tornou-se essencial reestruturar o sistema por completo, definindo uma nova arquitetura, um novo modelo multi-agente, o uso de mecanismos adequados para lidar com os requisitos dos tempos de execução”, entre outras particularidades.
Tendo por base todo este cenário, a dissertação de Gabriel Santos propôs, além da reestruturação completa da arquitetura e moledo multi-agente do simulador MASCEM, o desenvolvimento e implementação de ontologias para a interoperabilidade semântica entre plataformas multi-agente no âmbito dos mercados de energia elétrica
Não obstante o término oficial da tese, continuam a ser desenvolvidos trabalhos no âmbito deste projeto. De momento, os resultados estão a ser aplicados no campo das micro-redes e smart grids, ao nível do mercado retalhista. Em paralelo, o agora mestre pretende candidatar-se ao uma bolsa de doutoramento, tendo em vista uma maior e melhor continuidade destas ideias.
O Mestrado em Engenharia Informática do ISEP tem como objetivo o aprofundamento de conhecimento e competências de Engenharia Informática, partindo duma base técnico-científica conferida por uma licenciatura na área. O curso oferece um plano de estudos flexível e heterógeno organizado em quatro áreas de especialização: Sistemas de Informação e Conhecimento; Sistemas Computacionais; Sistemas Gráficos de Multimédia e Engenharia de Software.