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Centenas de estudantes ‘invadiram’ a Baixa do Porto em prol da Matemática
11-07-2016

A iniciativa “Matemática Vai à Baixa”, resultante de uma parceria entre o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e a Câmara Municipal do Porto através do programa Porto de Futuro, revelou-se um verdadeiro sucesso, tendo contado com a participação de mais de 350 estudantes do 5.º ao 12.º ano, no passado dia 8 de junho.

Os primeiros desafios surgiram na Praça Humberto Delgado, mas estenderam-se a alguns dos espaços mais icónicos da cidade Invicta, nomeadamente a Praça da Liberdade, a praça D. João I, ou o largo da estação de Metro da Trindade, entre outros. Desde a geometria, à estatística, passando por exercícios de lógica, sequências e cálculo combinatório, nada foi deixado ao acaso pelo Departamento de Matemática do ISEP.

“O balanço é muito positivo. Tratou-se de uma ideia inovadora que desafiou estudantes e professores de Matemática, todos ficaram entusiasmados e com muita vontade de vencer os desafios matemáticos. Foi uma primeira experiência fantástica que teve como foco principal a aplicação do conhecimento matemático em vários locais da Baixa do Porto”, afirma a docente do ISEP, Amélia Caldeira.

Com esta iniciativa, que teve como alicerce o projeto “Matemática Fora de Portas”, pretendeu-se promover as competências matemáticas dos mais jovens, perspetivando o seu sucesso académico, bem como o desenvolvimento de apetências pessoais para melhorar a sua interação com a disciplina, com os outros e com a própria cidade.

O êxito foi de tal ordem que atraiu a atenção de diversos órgãos de comunicação social portugueses, sucedendo-se várias reportagens sobre o assunto. No entanto, o objetivo agora passar por chegar ainda mais longe e continuar a elevar o nome da instituição. “Temos intenção de voltar a dinamizar o ‘Matemática Vai à Baixa’. Porém, repetir, talvez não, porque ambicionamos sempre inovar. Estamos conscientes que o sucesso desta iniciativa nos traz responsabilidades acrescidas para fazer mais e melhor”, explica, por sua vez, a docente do ISEP, Alzira Faria.

Além dos desafios lançados aos estudantes, o evento contou com a atuação da Tuna Académica do ISEP, pelo que houve, claramente, momentos de especial confraternização entre os ensinos Básico, Secundário e Superior. “Mais uma vez, o ISEP mostrou a capacidade que tem em inovar perpetuando o seu lema ‘Saber fazer’. Nesta iniciativa ‘faz-se’ usando a Matemática”, remataram ambas as professoras.