Estudar

12 opções com Futuro: Juliana Rodrigues
30-06-2016

Natural de Castelo de Paiva, Juliana Rodrigues já frequentou a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Depois disso, trabalhou em alguns laboratórios de análises microbiológicas. No entanto, a constante busca pelo conhecimento impulsionou o seu regresso ao Ensino. Com 27 anos, é amante de Desporto e Literatura, dividindo o seu tempo entre grupos culturais e o curso de Licenciatura de Biorrecursos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

-Porquê o ISEP?

Optei por ingressar no ISEP devido ao contacto com excelentes profissionais que se formaram nesta instituição.

-Quais os motivos que te levaram a apostar neste curso?

Escolhi a Licenciatura em Biorrecursos por me identificar com o programa curricular que esta oferta formativa apresenta, bem como pelas diversas áreas de estudo abordadas no decorrer do curso.

-Sendo esta uma opção recente no ISEP, está a corresponder às tuas expetativas? E o ISEP?

As expetativas, devo confessar, eram elevadas porque, tal como já mencionei, dispunha de um conhecimento prévio do bom nível de ensino do ISEP e da competência dos docentes. Assim, em tudo se tem verificado correspondência para com as expetativas iniciais. Além disso, saliento a enorme disponibilidade de todos os professores para com os estudantes.

-Como é viver e estudar no Porto?

Acima de tudo, é uma dinâmica enorme. Seja viver numa cidade repleta de cultura e eventos, como estudar novamente. Isto porque, após alguns anos a trabalhar, reconheço o valor da melhoria de conhecimentos e da partilha de novas experiências.

-Que factos têm marcado mais esta experiência?

Sendo uma pessoa já um pouco mais velha que os restantes elementos da turma, destaco a boa interação entre colegas e o espírito de entreajuda em momentos de estudo, que por momentos se tornam complicados por ter estado sem estudar algum tempo.

-Para finalizar, que conselhos gostarias de dar a quem está prestes a ingressar no Ensino Superior?

Gostaria que viessem com muita garra e empenho, que não desistissem na primeira dificuldade. A aprendizagem tem um ótimo sabor e a luta diária para concluir disciplinas com sucesso torna-nos mais fortes. Empenhem-se muito e divirtam-se em igual percentagem. Criem boas raízes e bons momentos nestes anos de curso.